A terapia de casal quando a relação a dois não anda bem

A relação está difícil e as brigas, discussões e distanciamento afetivo são constantes. Pensar em separação também não parece ser a solução ideal. Talvez seja hora de visitar um terapeuta.

Hoje ainda existe muita resistência a este tipo de ajuda e é comum que muitos pensem poder resolver as questões entre quatro paredes. O receio de que a psicoterapia resulte em separação também é muito grande.

Mas a verdade é que um profissional qualificado pode ajudar os parceiros na resolução de problemas de comunicação, expectativas frustradas, dificuldades sexuais e tantas outras adversidades que afetam muitos casais. E se após o trabalho terapêutico, o desfecho for realmente a separação, ao menos esta poderá ser vivida de forma mais equilibrada.

Como funciona?

A psicoterapia de casais funciona da mesma forma que qualquer outro trabalho psicoterapêutico. As consultas podem ocorrer com um dos parceiros, mas prioritariamente é preciso trabalhar com o casal.

A regra é desmontar os mitos, mágoas e dificuldades presentes para então reconstruir a relação de uma forma mais positiva e verdadeira. Pode ser um processo difícil no início, mas costuma gerar bons resultados não só para a relação, mas também para cada um individualmente.

Quando procurar?

A psicoterapia de casais pode ser feita sempre que houver dificuldade na relação. O essencial é que exista vontade de fazer o relacionamento dar certo e que nenhum dos parceiros já esteja envolvido com outra pessoa ou já desvinculado do compromisso afetivo. Nestes casos, infelizmente não há terapeuta capaz de reacender a chama perdida.