Chegou a estação mais bonita e alto-astral do ano. Que tal entrar no clima e animar sua casa enchendo-a de flores?

continua após a publicidade

Desperte sua criatividade

Nesta época nas floriculturas, você vai encontrar uma enorme variedade de flores plantadas em pequenos vasos. Uma planta assim é bacana porque dura muito mais tempo, geralmente dois meses. Entretanto, montar arranjos com flores cortadas e colocadas na água, pode acabar sendo uma grande diversão. Ao invés de comprar, você pode simplesmente colhê-las por aí e se aventurar na mistura de cores e composições. É uma verdadeira terapia!

Conheças algumas flores da estação

continua após a publicidade

Frésia ou junquilho: existem em uma grande variedade de cores e possuem um perfume que se espalha por toda a casa. Vão bem em qualquer tipo de solo, desde que peguem muito sol. Se o tempo não estiver muito quente, elas resistem na água por mais de uma semana.

continua após a publicidade

Margarida: florescem na primavera e permanecem por todo o verão. Para plantar em vasos de terra, prefira as margaridinhas. Seus caules não são tão longos e ficam mais bonitas.

Dália: existem em uma enorme variedade de tamanhos, cores e formas. São plantas que vão muito bem em vasos e canteiros, mas precisam de bastante água e não gostam de temperaturas muito altas. Na água elas não duram muito tempo, em dois dias já murcham.

Petúnia: ficam lindas quando usadas em vasos pendentes, porém, sempre plantadas. Gostam de bastante sol e solo bem drenado, para não acumular água.

Gérbera: as gérberas gostam de clima frio e são difíceis de serem cultivadas, motivo que as faz ser um pouco mais caras. Seus arranjos, no entanto, ficam maravilhosos. Experimente fazer um vaso com uma única gérbera solitária, é super moderno.

Copo de leite: outra planta de difícil cultivo em vaso, mas que pode ser facilmente encontrada em terrenos banhados ou brejosos. Os copos de leite são bem resistentes e costumam durar muito mais tempo em vasos com água. Suas folhagens grandes dão um toque poderoso nos arranjos.

Hortênsias: tipicamente usadas em bordaduras de canteiros ou caminhos, suas cores variam em tons de azul e lilás. Como são muito delicadas, muita gente pensa que não duram em vasos, mas há um truque que ajuda bastante: antes de arrumá-las em arranjos, deixe-as mergulhadas em uma bacia com água por meia hora. Escolha vasos baixos já que seus caules costumam ser bem curtos.

Violetas: uma das plantas ornamentais mais cultivadas no mundo todo, provavelmente pela facilidade que se mantém em ambientes internos. Violetas podem dar flores por vários meses do ano, basta mantê-las em uma temperatura em torno dos 25 graus e não deixá-las em ambientes tão escuros. A falta de luz é o principal limitador da floração.

Dicas importantes

– na hora de comprar suas flores, observe se suas folhas também estão bonitas e saudáveis. Elas podem denunciar alguma doença na planta;

– escolha arranjos e vasos com botões ainda fechados. Apesar de parecerem mais vistosas, os vasos que já estão em plena floração podem durar menos tempo;

– flores na água duram mais se você cortar as pontinhas dos caules e trocar a água a cada dois dias.