enkontra.com
Fechar busca

Lendas Vivas

Campeonato Paranaense

Londrina inaugurou o Estádio Willie Davids em Maringá

Tubarão e Zebra se enfrentam na decisão do Estadual neste domingo

  • Por Edilson Pereira

Embora construído como campo de futebol em 1953, o Willie Davids foi inaugurado no dia 12 de maio de 1957 – a cidade faz aniversário no dia 10 que caiu numa sexta-feira. O jogo inaugural ficou para domingo e quem deu o pontapé inicial foi o então prefeito Américo Dias Ferraz. Adivinhem quem era o adversário? O Londrina de Futebol e Regatas, que deu origem ao atual Londrina Esporte Clube e empatou em dois gols contra o time da Companhia Melhoramentos. Depois disso, o estádio passou por vários projetos – inclusive um dos primeiros de um arquiteto chamado Jaime Lerner, que era muito arrojado e acabou ficando pela metade. E teve uma reinauguração em 1976.

O estádio hoje comporta 21 mil pessoas. Mas o recorde de público aconteceu no dia 3 de março de 1996, numa partida em que o Grêmio venceu o Apucarana por 3 a 2. 34.118 pessoas estavam no “próprio da municipalidade”, como os locutores antigos chamavam o Willie Davis. O primeiro gol da reinauguração do Willie Davis, em 12 de outubro de 1976, foi marcado pelo centroavante Paquito, num jogo em que o Grêmio perdeu de 2 a 1 para o Botafogo do Rio de Janeiro. O Willie Davis foi palco de jogos com grandes equipes do futebol mundial, como o Santos de Pelé & Cia, a Seleção da União Soviética, cujo goleiro era o famoso Lev Yashin, o Aranha Negra, a Seleção da Romênia, Seleção do Uruguai, Rapid de Viena, entre muitas outras.

O Grêmio de Maringá chegou seis vezes a uma final de Campeonato Paranaense. E somente uma vez a segunda partida foi disputada no Willie Davids. A primeira vez, em março de 1964, decidiu o título de 1963 contra o Ferroviário, em Curitiba, na Vila Capanema. A segunda vez foi contra o Seleto, em Maringá. O Grêmio perdeu a chance de ser tricampeão contra o Ferroviário: o segundo jogo foi disputado em Curitiba. Assim, como as duas últimas partidas pelo título de 1967 foram disputadas em no mês de dezembro em Curitiba. Deu Água Verde. Em 1977, a primeira partida foi em Maringá e a segunda em Curitiba: deu Grêmio. E na decisão contra o Londrina em 1981, a primeira partida foi em Maringá e a segunda em Londrina. Deu Londrina.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

2 Comentários em "Londrina inaugurou o Estádio Willie Davids em Maringá"


luiz borges
luiz borges
4 anos 9 meses atrás

também quero q dê maringá.. o povinho de londrina gosta de chorar demais e sabem torcer para paulistas e cariocas..não que maringá não esteja enfestada de times de fora tbém, mas, ao menos qdo perdem para os daqui admitem o placar…

André Quintana
André Quintana
4 anos 9 meses atrás

A minha torcida será pelo Maringá, os chorões do londrina que fiquem com o vice!!

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas