enkontra.com
Fechar busca

Lendas Vivas

Atacante Washington foi um grande camisa 9

Jogador marcou dois gols contra o Flamengo e fez história

  • Por Edilson Pereira

Dia 15 de maio de 1983, estádio Couto Pereira, 67.391 pessoas se acotovelavam para ver Atlético e Flamengo. Valia vaga para a final do Campeonato Brasileiro. O Flamengo ganhou o primeiro jogo no Maracanã por 3 a 0, mas o Atlético se classificava se igualasse o marcador, porque fez campanha melhor. O time da Gávea estava com Zico, Adílio e Júnior. Primeiro tempo do Atlético foi arrasador: 2 a 0. Dois gols do centroavante Washington, marcados em menos de cinco minutos, aos 29 e 32 minutos. Tinha o segundo tempo inteiro para fazer mais um. Pelo futebol do primeiro tempo, a torcida estava na maior confiança.

Mas no segundo tempo alguma coisa aconteceu. O impetuoso Atlético recuou e o Flamengo se segurou. E quem foi para a final e ganhou o Campeonato Brasileiro daquele ano foi o Flamengo. Mesmo assim foi uma das maiores partidas do Clube Atlético Paranaense de todos os tempos. Muitas teorias foram feitas para aquela partida. A mais engraçada delas e que pode ser a mais verdadeira é que no intervalo da partida, no vestiário, o técnico Hélio Alves, que era chamado de Bruxo, cismou que o Flamengo ia vir com tudo para cima no segundo tempo. E para matar o adversário ele recuou o time, esperando dar um bote fatal, num contra-ataque. E o time voltou menos impetuoso esperando o Flamengo.

No vestiário do Flamengo, o técnico Carlos Alberto Torres queria ir com tudo para cima do Atlético, mas Zico que era craque, líder do time e tinha juízo foi contra: ‘Eles estão infernais. Se a gente for para cima, eles enfiam uns cinco. Vamos ficar quieto na defesa e apostar num contra-ataque’. E ninguém atacou, ninguém também contra-atacou e jogo no segundo tempo correu sem perigo para ninguém. Quem ficou no prejuízo foi o Atlético que tinha bala na agulha e não usou. E quem ganhou foi o Flamengo que tinha um gol a mais e esperou apenas o relógio correr e o jogo acabar. Se realmente foi isso, poucos são os que podem esclarecer com exatidão. Mas o que se pode dizer com exatidão é que o Atlético poderia ter ganhado e não ganhou.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

1 Comentário em "Atacante Washington foi um grande camisa 9"


Cap Furacão
Cap Furacão
4 anos 11 meses atrás

Aí Coxarada otári@…qual é o recorde de público no Couto Peneira???

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas