Data especial

O que significa o dia a mais existente no ano bissexto?

A cada quatro anos vivenciamos o dia 29 de fevereiro e a explicação para a existência deste dia extra no calendário é mais simples do que parece.  Trata-se do ano bissexto, criado pelos romanos na época do imperador Júlio César.

Se não fosse acrescentado o dia 29 de fevereiro a cada quatro anos, as estações ficariam descompassadas, pois a volta da terra ao redor do Sol não é feita em exatos 365 dias, mas sim 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos.

Com isso, o dia 29 de fevereiro chega a cada quatro anos para compensar essas horas a mais para se completar a volta ao redor do sol. Seis horas em quatro anos são 24 horas, por isso o dia a mais. Se não houvesse o ano bissexto, o inverno iniciaria no outono e o verão estaria começaria no inverno. O próximo dia 29 de fevereiro será apenas em 2020.

Confira algumas curiosidades sobre o ano bissexto

Aniversário

Para quem nasce no dia 29 de fevereiro a comemoração passa a ser um dilema. Teoricamente, a pessoa faria aniversário apenas a cada quatro anos. Bom para quem quer economizar!

Gregoriano

O calendário utilizado atualmente é o ‘gregoriano’, adotado em 1582 pelo papa Gregório VIII, que consiste em dias, semanas, meses e anos. Os dias são agrupados em porções maiores do que as semanas, os meses e as estações do ano. As semanas são agrupadas de sete em sete dias, devido às fases da Lua, já que entre o quarto crescente e a Lua Cheia passam-se sete dias.

Azar ou sorte?

Muitos povos acreditam que casar em ano bissexto pode ser sinônimo de azar. Por outro lado, a existência de um dia a mais pode significar um marco para renovação

Doodle

O dia de hoje ganhou um doodle especial no Google. Nele, dois coelhos, com os dias 28 e 01, são separados pelo coelho de dia 29.