Uma invenção japonesa pode ajudar as pessoas a disfarçarem as emoções expressas pelos olhos. O professor Hirotaka Osawa, da Universidade de Tsukuba, no Japão, está criando um par de óculos que que mostram animações feitas por computador no lugar dos próprios olhos.

continua após a publicidade

As lentes especiais fazem com que o usuário dos óculos possam ver alguma outra coisa ou até mesmo tirar um cochilo, se quiserem. O professor japonês ainda diz que as lentes podem ser usadas para simular reações quando a pessoa estiver distrída ou ocupada, por exemplo. Osawa ainda acrescenta que a ideia de um “ciborgue emocional” foi inspirado pela ideia de “trabalho emocional” cunhada por um sociólogo norte-americano quando se refere ao uso das expressões faciais e do corpo para demonstrar sentimentos.

Esses óculos são feitos com duas lentes que podem ser controladas pelo computador ou por um smartphone, usando uma conexão bluetooth. Este computador é ligado numa câmera que “percebe” o que está acontecendo ao redor. Sensores ficam num dos braços dos óculos, enquanto que a bateria fica localizada noutro braço.

E como esses óculos modernos funcionariam? Alguns exemplos são dados: se a pessoa está acenando, os óculos mostram um piscar de olhos; se a pessoa está balançando a cabeça, os olhos piscam sem parar; e quando a pessoa inclina a sua cabeça, logo os óculos mostram os olhos olhando para cima.

continua após a publicidade

O professor Osawa diz que ainda está trabalhando no projeto, tanto que, quando perguntando se o produto poderia ser vendido como está hoje, ele afirma que ainda não seria possível, porque os olhos que aparecem na tela parecem engraçados.

Reprodução
Divulgação do teste dos “óculos ciborgues”