O Google anunciou nesta quarta-feira, 18, durante o Google I/O, seu evento anual para desenvolvedores, o Google Home. A caixa de som inteligente vem com uma versão mais moderna do assistente pessoal da empresa, o que permite usar a voz para gerenciar tarefas diárias e controlar lâmpadas e outros dispositivos inteligentes da residência. O produto é similar ao Echo, caixa de som inteligente da Amazon, que vem com a assistente pessoal Alexa. O produto começará a ser vendido nos Estados Unidos até o final deste ano.

Por meio do aparelho, que também funciona como uma caixa de som inteligente, é possível controlar os canais de televisão por meio de uma conexão com o Chromecast, acessório do Google que transforma qualquer TV em um aparelho conectado à internet, ou ainda reproduzir determinada música em caixas de som espalhadas por toda a casa.

Junto com o Home, a empresa anunciou o Google Assistant, nova versão do software de assistente pessoal do Google. Parecido com a Siri, da Apple, o sistema permitirá que o usuário mantenha conversas com o serviço e peça para que ele responda questões e dúvidas, que serão respondidas a partir de informações obtidas por meio do buscador da empresa. “São milhões de contextos diferentes para cada pergunta”, afimou o CEO da empresa, Sundar Pichai. “Trabalhamos para que o Google Assistant consiga entender o contexto para responder a pergunta da melhor maneira possível.”