Como muitos adolescentes de sua idade, o baiano João Pedro de Miranda Caldas, de 12 anos, gasta boa parte do seu dia na internet. Porém, em vez de usar a web para baixar jogos e navegar pelas redes sociais, ele decidiu empreender e ganhar dinheiro com suas fotografias.

continua após a publicidade
Em outubro de 2013, João Pedro foi morar em Paris com sua mãe. (Foto: Divulgação)

Em outubro de 2013, sua mãe resolveu fazer um doutorado em Paris e ele passou a morar lá com ela. Nos primeiros meses, quando ainda não tinha aprendido a falar francês e não estava adaptado à escola, começou a se distrair com a câmera fotográfica do namorado da mãe. “Aí eu gostei, ele me ensinou mais e eu passei a fotografar os shows da banda em que ele toca e canta. Por isso, a maior parte das minhas fotos é de shows”, conta João Pedro.

MiriM fotografa as viagens da família pela Europa e o dia-a-dia em Paris. (Foto: Divulgação)

No seu aniversário de 12 anos, ganhou a sua primeira câmera e passou a fotografar as viagens da família pela Europa e o dia-a-dia em Paris. Com equipamentos melhores e bons contatos no meio em que escolheu, João Pedro foi convidado para fotografar um Festival de Jazz.

No seu aniversário de 12 anos, ganhou a sua primeira câmera e passou a fotografar as viagens da família. (Foto: Divulgação)

Com o nome artístico MiriM, o garoto vende suas fotografias em seu site por um preço mínimo de R$ 20, “apenas para cobrir o custo da impressão e da postagem via Correio”, como explica.

continua após a publicidade