Entrega de cerveja com drones causa polêmica nos EUA

Uma decisão de um órgão americano vai deixar os apreciadores de cerveja dos Estados Unidos um pouco mais tristes. Ainda mais os pescadores de gelo.

A razão envolve testes feitos por uma cervejaria de Minessota, nos Estados Unidos. A empresa pretendia fazer entregas de cervejas através de drones (aeronaves controladas remotamente). Os testes estavam sendo feitos com pescadores escondidos em barracos de gelo em Mille Lacs Lake, nos EUA.

O órgão, a Federal Aviation Administration (FAA, conforme a sigla em inglês), não gostou da ideia após ver um vídeo publicado no Youtube.

O caso gerou tanta repercussão que foi feita uma petição à Casa Branca, pedindo que Barack Obama libere um certificado de aeronavegabilidade. Até então, 183 pessoas assinaram o documento.

Impasse

Nos Estados Unidos somente amadores são autorizados a voar com os drones. É possível a utilização dos aparelhos “para diversão e não para lucrar”, segundo explicou um senador. Alguns grupos receberam exceções para testar drones para fins de investigação .