Design cria produto que promete salvar vidas

Um designer norte-americano criou um produto que promete salvar vidas. Chamada de “Bounce Imaging Explorer” (bola que tudo vê), a ferramenta pode ser lançada como uma bola de basebol em áreas de conflitos.

Segundo o criador, o designer Francisco Aguilar, a ideia surgiu após o terremoto no Haiti, em 2010. Na tragédia, ao menos 100 mil pessoas perderam a vida.

“Depois de um terremoto a maioria das pessoas morrem nas primeiras 48 horas. Reparei que equipes internacionais de resgate utilizavam aparelhos cujos preços chegavam aos US$ 50.000. Mesmo assim muitas pessoas morreram”, explicou Aguilar.

Aí entra a ideia de Francisco. Com a bola que tudo vê, seria possível chegar com mais facilidade aos feridos deste tipo de situação, por exemplo. E o melhor, com menos investimento. A bola pode ser lançada e descartada em ambientes perigosos. Estando lá, basta assistir ao que acontece em volta do equipamento.

“A bola permite que um socorrista procure a vítima com mais segurança e facilidade. Além de determinar o nível de segurança para fazer o resgate”, diz Aguilar.

A ideia inovadora de Francisco, porém, vai demorar para tornar-se popular. A previsão de Aguilhar é que o Bounce Imaging Explorer chegue apenas no próximo ano, e com o preço entre US $ 500 e US $ 1000.