R.I.P.

Após 10 anos, rede social Orkut tem data para terminar

A rede social Orkut, que foi grande sucesso até meados de 2010, já tem data para terminar. Uma das primeiras redes sociais e responsáveis pela criação e pelo fim de muitos relacionamentos encerrará suas atividades no dia 30 de setembro deste ano. Foram dez anos de funcionamento.

O anuncio foi feito por Paulo Golgher nesta segunda-feira (30). Quem não quiser perder os contatos da rede social poderá migrá-los para o Google+, por meio da opção “configurações”.

A rede social foi grande sucesso entre os anos de 2005 e 2009. O Orkut ganhou destaque com os “scraps” e depoimentos. Os usuários podiam mandar simples mensagens para seus amigos ou escrever mensagens mais bonitas e sentimentais que ficavam visíveis na página inicial do usuário. Além, claro, de ter a possibilidade de postar fotos e comentários.

Uma ferramenta que incentiva as novas relações no Orkut era a que mostrava as últimas visitas. Com ela, ficava mais fácil quebrar o gelo para entrar em contado com desconhecidos que visitavam a página inicial do usuário.

Essa ferramenta motivou o início e o fim de muitos relacionamentos, pois quanto mais vezes o perfil era visto, mais no topo ficava o nome do visitante.

A existência das comunidades também incentivava as relações entre usuários. Temas em comum permitiam reencontrar amigos do passado até pegar dicas sobre jogos, filmes, receitas e músicas por exemplo. A comunidade “Eu odeio acordar cedo” era uma das que tinha mais seguidores. “Eu amo a minha mãe” também era sucesso. Em 2008 eram mais de 40 milhões de comunidades.

O Orkut iniciou sua decadência em 2010, quando a rede social Facebook começou a ficar famosa. A rede social de Mark Zuckerberg praticamente roubou os usuários do Orkut, deixando o Orkut no esquecimento.

Reprodução
Em 2008 eram mais de 40 milhões de comunidades no Orkut.

Despedida

Confira abaixo a nota de adeus divulgada pelo Google sobre o fim da rede social:

“Adeus ao Orkut”:

Dez anos atrás, o Google mergulhou pela primeira vez nas redes sociais por meio do Orkut, que nasceu como projeto experimental de um engenheiro que deu nome à rede. As comunidades do Orkut deram forma a conversas e conexões que até então não existiam, antes mesmo que as pessoas soubessem o que eram “redes sociais”.

Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários.

O Orkut será descontinuado no dia 30 de setembro de 2014. Até lá, não haverá impacto para os atuais usuários, para que a comunidade tenha tempo de lidar com a transição. Usuários podem exportar as informações do seu perfil, mensagens de comunidades e fotos usando o Google Takeout (disponível até setembro de 2016). A partir de hoje, novos usuários não podem criar novas contas no Orkut.

O Orkut pode estar indo embora, mas todas as incríveis comunidades criadas pelos usuários vão ficar. Um arquivo com todas as comunidades públicas ficará disponível online a partir de 30 de setembro de 2014. Se você não quiser que seu nome ou posts sejam incluídos no arquivo de comunidades, você pode remover o Orkut permanentemente da sua conta Google.

Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além.