As dúvidas sobre ter nas mãos uma cédula falsa de dinheiro estão ficando com os dias contados. O Banco Central disponibilizou um aplicativo para smartphone que dá informações sobre uma cédula falsa de real.

O aplicativo para celular e tablete está disponível em português, inglês e espanhol e podem ser baixados gratuitamente na App Store e na Google Play Store.

O aplicativo Dinheiro Brasileiro fornece informações sobre os elementos de segurança do real. Basta aproximar a cédula na câmera do aparelho. O aplicativo indica onde ficam os elementos de segurança para que o brasileiro ou turista estrangeiro possa verificar se a nota testada é verdadeira.

A ideia é que o próprio usuário faça a verificação em caso de dúvida, pois o aplicativo não tem a capacidade, nem a finalidade, de verificar automaticamente a autenticidade das notas.

A orientação do BC para quem recebeu uma cédula falsificada, sem perceber, é entregá-la a um banco.

Câmbio Legal

O BC também divulgou também a nova versão do aplicativo Câmbio Legal. A ferramenta para dispositivos móveis, que localiza pontos de compra e venda de moeda estrangeira, tem agora novas funcionalidades.

O aplicativo também faz a conversão de mais de 160 moedas diferentes e mostra o histórico das cotações.