Faça o simulado do Enem 2015É amanhã! O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será neste sábado (24), com as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Os portões ficam abertos das 12h às 13h e a prova terá quatro horas e meia de duração. Veja tudo que você precisa saber para chegar na hora, bem alimentado e preparado para a extensa jornada de exercícios:

Trajeto

Planeje o caminho até o local de prova e tenha um plano B, para o caso de engarrafamento. Caso você vá de ônibus, fique por dentro das linhas que vão operar neste fim de semana. A Urbanização de Curitiba (Urbs) colocou mais coletivos à disposição, mas, ainda assim, são menos ônibus do que nos dias úteis.

Confira quais linhas levarão aos locais de prova em Curitiba, com horários e pontos de parada

Almoço

Faça uma refeição leve, que forneça bastante energia, mas sem pesar no estômago. A sugestão do especialista em educação do SEB Dom Bosco, César Greca, é macarrão. Vale evitar o molho vermelho, já que a acidez do tomate pode provocar azia. Comidas gordurosas e de difícil digestão estão proibidas.

Os dias de prova não são momentos adequados para experimentação. “Não invente moda. Não aceite aquele chá calmante que sua tia te oferecer, não tome nada diferente do habitual”, alerta ele. Ninguém quer ficar sonolento em um dia super decisivo, certo?

Lanche

Garanta sua hidratação. Leve água mineral, mas lembre-se de que a garrafa deve ser transparente, e o rótulo tem de ser retirado. Barras de cereal, chocolates, biscoitos e outros snacks vão te dar aquele pique de energia quando bater a fome. Vale evitar comidas que façam lambança e possam sujar ou molhar o cartão de respostas.
O que levar

De preferência, leve consigo, além de documento de identificação, cartão de confirmação e lanche, apenas caneta esferográfica preta feita de material transparente. Nenhum outro material escolar, como canetas de outra cor, lápis, lapiseira ou borracha, será permitido durante a prova.

E quanto aos equipamentos eletrônicos, você já sabe: eles devem ficar desligados, dentro do envelope porta-objetos, embaixo da carteira.

Boa prova!