Faça o simulado do Enem 2015

Na edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 1.519 candidatos foram eliminados, 236 deles por uso de celular. Neste ano, as irregularidades também não passarão batido. O Ministério da Educação (MEC) organizou um forte esquema de segurança, com o apoio de 60 batalhões do Exército e uso de detectores de metais em todos os banheiros. Para não dar bobeira e perder o trabalho de um ano inteiro de dedicação, fique por dentro do que desclassifica o candidato:

Atrasos

Horário do Enem

A partir das 13h do horário de Brasília, nenhum candidato pode entrar pelos portões de acesso aos locais de prova. Organize-se para não chegar atrasado, e lembre-se de que estamos no horário de verão.

Documento de identificação

Documentos aceitos no Enem

É obrigatório levar um documento de identificação original com foto para entrar na sala de provas. São documentos válidos: cédulas de identidade (RG) expedidas pelas Secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pela Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros; identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenham validade como documento de identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997; Certificado de Dispensa de Incorporação; Certificado de Reservista; Passaporte; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997; e identidade funcional em consonância com o Decreto nº 5.703, de 15 de fevereiro de 2006.

Não são válidos: protocolos, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Título Eleitoral, Carteira Nacional de Habilitação em modelo anterior à Lei nº 9.503/97, Carteira de Estudante, Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani), crachás e identidade funcional de natureza privada, documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados; e cópias de documentos válidos, mesmo que autenticadas.

Caso o participante perca ou tenha seu documento de identificação roubado, terá de apresentar o Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial no máximo 90 dias antes do primeiro dia de aplicação do Exame.

Objetos proibidos no Enem

Objetos proibidos no Enem

De acordo com o edital do Enem, é obrigação do candidato “não portar, ao ingressar em sala de provas, lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos, tais como: máquinas calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio, alarmes de qualquer espécie ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens”.

Caso o candidato leve algum desses objetos, deverá guardá-lo no envelope porta-objetos, lacrá-lo e mantê-lo embaixo da carteira. Não se esqueça de desligar o celular – se for possível, retire a bateria.

Objetos proibidos no Enem

É proibido, ainda, portar armas de qualquer espécie, ainda que o candidato tenha autorização para o respectivo porte, e usar óculos esc,uros, bonés, chapéus, viseiras, gorros ou similares durante a realização das provas.

Regras da sala de provas do Enem

O que pode causar eliminação no Enem?

Obviamente, é proibido colar: provoca eliminação realizar qualquer espécie de consulta ou se comunicar com outros participantes durante o período das provas, e também receber quaisquer informações referentes ao conteúdo das provas de qualquer membro da equipe de aplicação do exame.

Só é permitido deixar a sala de provas em definitivo após duas horas do início do exame. Os três últimos candidatos só podem deixar a sala juntos. Quem descumpre essas regras é eliminado.