Fique esperto!

Saiba como estudar para o Enem e organizar seu tempo

A grande data está chegando: o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai ser realizado no final de semana dos dias 24 e 25 de outubro. Nesta reta final para a prova, mais do que nunca, é preciso focar e dar aquele gás nos estudos. Para te ajudar a organizar seu tempo de dedicação, saber o que estudar e garantir bons resultados, conversamos com dois especialistas: o diretor do curso Dom Bosco, Osvaldo Gallego Campos, e o professor de Física do Grupo Dom Bosco Raphael Corrêa. Confira as dicas:

Saiba o que estudar

O primeiro passo é saber a que conteúdos se dedicar. No link enem.inep.gov.br/download.html, é possível fazer o download do edital do Enem, que indica quais áreas de conhecimento serão cobradas na prova.

Faça o Simulado do Enem agora!

O Exame compreende: Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia); Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol -, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação); Matemática e suas Tecnologias e Redação.

Divida seu tempo com sabedoria

Tribuna
Felipe Rosa
Campos: identificar facilidades e deficiências.

A prova do Enem abrange diversas disciplinas, e é necessário sair bem em todas elas para fazer uma pontuação satisfatória, digna de garantir uma vaga no ensino superior. Por isso, pegue seu tempo de estudos e divida-o entre as matérias. “Se você tem facilidade em Humanas, dedique um pouco menos de tempo a essa área, e dedique mais tempo ao que você tem dificuldade. Não existe uma fórmula matemática. A divisão do tempo de dedicação deve ser feita em função das facilidades e dificuldades de cada indivíduo”, afirma Campos.

Um erro comum, aponta o diretor, é permanecer muito tempo estudando o que se gosta, em detrimento daquela matéria com a qual não se tem tanta afinidade.

Não comprometa sua saúde

Tribuna

Estude o máximo de horas que puder – mas não comprometa seu bem-estar. “O plano de estudos deve ser o máximo de tempo possível por dia, desde que esse máximo não ultrapasse o que o indivíduo suporta arcar em termos de consequências orgânicas. O Enem requer o máximo de empenho, mas sem prejudicar a saúde”, diz Campos.

O diretor lembra que não existe milagre, e a preparação para a prova não pode ser feita de um dia para outro. “É um trabalho de muito tempo, não de última hora.”

Alterne as matérias

AE

Fazer um rodízio entre as áreas de estudo é uma estratégia interessante para tornar o trabalho mais produtivo. “Alternar os conteúdos dificulta o cansaço mental e facilita a aprendizagem‘, indica Campos. A diversificação permite que diferentes partes do cérebro sejam ativadas e faz com que o estudo renda, mais. ‘Dá para alterar uma matéria que você não gosta com uma que você gosta”, sugere ele.

Aposte nos resumos

Novo acordo ortográfico da língua portuguesa
Você lembra de todas as regras do novo acordo ortográfico? Esse resumo é uma boa para decorar 😉
Ciciro Back
Corrêa: formar mapas mentais.

Fazer uma síntese do conteúdo estudado pode ser uma boa maneira de memorizá-lo, além de ter um material mais enxuto para consultar depois. “Trabalhamos resumos com os alunos principalmente na forma de mapas mentais e estrutura por tópicos. Dessa forma, eles conseguem categorizar e relacionar conteúdos distintos de forma mais visual”, diz Corrêa.

O professor ressalta que os resumos são ótimos para aquele aluno que efetivamente estudou. “Quando for necessário, ele poderá recorrer ao resumo e revisar cada tópico, relembrando e recriando as associações previamente feitas. Um aluno que pretende estudar somente pelo resumo não conseguirá atingir o mesmo nível de conhecimento de outros que estudaram a matéria inteira.” Corrêa lembra ainda que os resumos podem auxiliar todas as matérias, não somente aquelas de Ciências Humanas.

Faça pausas

Tribuna

Fazer intervalos durante o tempo de dedicação é fundamental para garantir um bom rendimento, garante Campos. “A recomendação é que, no máximo a cada duas horas, o indivíduo pare por pelo menos 15 minutos. Depois de uma hora e 45 minutos de estudo, ele já começa a desconcentrar.” Dê-se o direito a pausas para arejar a mente e se recompor – seu estudo será mais produtivo!

 

Simulado do Enem no Paraná Online

A partir desta quinta-feira (17) e nas próximas três semanas o Paraná Online terá um simulado do Enem online para você testar os seus conhecimentos. O teste será no mesmo padrão que o utilizado pelo Ministério da Educação e também terá correção com avaliação de TRI. Curta a nossa página no facebook para ser avisado e compartilhe com seus amigos!

Paraná Online no Facebook

Voltar ao topo