Como escrever bem

Professores dão o mapa da mina pra você se dar bem na redação

Você está preparado para produzir a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Em 2014, mais de 500 mil candidatos tiraram nota zero na produção textual. Ter a redação anulada pode comprometer seus planos para o futuro, já que impede a disputa por vagas do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do ProUni e também a certificação de conclusão do Ensino Médio. 

Números da redação do Enem 2014. Arte: Paraná Online

Faça o simulado do Enem 2015Para escrever uma boa redação e evitar a temida nota zero, fique atento ao que é proposto no edital. “A redação do Enem deve ser um texto dissertativo-argumentativo, em que o candidato apresente um ponto de vista sobre algo, com argumentos”, diz o professor de Língua Portuguesa do Curso Formação Solidária Noslen Borges.

No caderno de provas, será apresentada uma temática de ordem política, social ou cultural, com textos de apoio. É sobre esse tema que você deverá se posicionar, propondo também uma solução para a questão. A dissertação argumentativa tem de ter introdução, desenvolvimento e conclusão, ou seja, início, meio e fim.

Introdução
Evite começar seu texto com expressões como “hoje em dia”, “atualmente”, “nos dias de hoje”. “São vícios de linguagem, muletas em que o candidato se apoia e que não dizem nada. Seja direto, preciso”, orienta o mestre em Linguística e diretor de comunicação e marketing da Uniandrade, Josias Silva, que dá palestras sobre redação para o Enem.
Segundo ele, a introdução deve ser escrita em um parágrafo, e não pode conter argumentos – eles devem aparecer no desenvolvimento -, apenas orações que abram o assunto a ser discutido. “A dissertação argumentativa é impessoal, por isso, não escreva na primeira pessoa do singular ou do plural (eu, nós, meu, minha, nosso, nossa)”, lembra Silva.

Desenvolvimento

Nesta parte do texto, que equivale ao “meio” da redação, apresente os argumentos de defesa de seu ponto de vista em terceira pessoa, como se fossem verdades (não use as construções “na minha opinião”, “em minha visão”). Você pode desenvolver sua posição sobre o tema em dois ou três parágrafos, sendo um argumento por parágrafo.
É no desenvolvimento que a proposta de intervenção para a problemática deve ser apresentada. “Tem de ser uma proposta plausível, possível. Não é que o governo vá colocar sua proposta em prática e solucionar a questão, mas não pode ser algo utópico, fantasioso”, explica Borges. Lembre-se que a ausência da proposta de intervenção pode descontar muitos pontos da nota final.

Conclusão

Escreva o “fim” de seu texto em um parágrafo. “A conclusão deve fechar, amarrar os argumentos. Não pode conter um argumento novo”, destaca Silva. Esta parte da redação serve para sintetizar sua posição em relação ao tema e encerrar a dissertação.

Competências exigidas na redação do Enem

Conheça os critérios que os corretores da redação irão procurar em seu texto
1- Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em de,fesa de um ponto de vista.
4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Erros eliminatórios

Preste atenção aos equívocos que podem anular sua redação

Fuga do tema
Aborde a temática apresentada no caderno de provas. Escrever sobre um tema distinto provoca a anulação de seu texto.

Linhas insuficientes
A redação deve ter no mínimo oito linhas. Não copie orações dos textos de apoio – as linhas copiadas serão descontadas pelos corretores.

Ferir direitos humanos
Defender ideias como a tortura e a pena de morte, do tipo “bandido bom é bandido morto”, rende nota zero. Na proposta de intervenção, seja sensato e plausível.

Voltar ao topo