Faça o simulado do Enem 2015Ele está chegando. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado nos dias 24 e 25 de outubro. Como aproveitar esta última semana do jeito mais positivo possível? É hora de tentar aprender conteúdos que você não domina ou revisar aqueles nos quais você tem segurança? A segunda alternativa é a resposta correta, garante a orientadora educacional do SEB Dom Bosco Alcy Pacheco Alberge.

“Eu vejo que não tem como correr atrás para aprender agora. O momento é de estudar de forma mais light, de fazer uma revisão dos estudos. Dá para aproveitar aqueles resumos que o aluno geralmente já faz quando está estudando”, sugere.

Ao buscar entender um conteúdo novo a esta altura do campeonato, o candidato pode ver que não vai dar conta do recado e ficar inseguro, fragilizado. “Um dos fatores mais importantes nesta reta final é o emocional. Priorize reforçar aquilo que você já sabe, revise esquemas e macetes. Isso vai dar confiança e evitar o apagão.”

Outras dicas da orientadora são pegar provas anteriores do Enem para treinar, participar de aulões dos cursos preparatórios e fazer simulados para refrescar a memória. Neste link [http://www.parana-online.com.br/canal/enem-2015/simulado-enem/], você pode refazer os simulados elaborados pelos professores do SEB Dom Bosco.

“Os aulões costumam ser descontraídos, com gritos de guerra, músicas e mensagens motivacionais. São momentos para extravasar a adrenalina e fortalecer a autoestima”, recomenda a orientadora.

Pé no freio

A revisão da última semana deve ser feita de forma tranquila, afirma Alcy. O cronograma rígido de estudos, com muitas horas diárias de dedicação, já ficou no passado. Ela recomenda que o candidato procure fazer atividades relaxantes, dê uma saidinha, assista a bons filmes. “Não dá para ir tenso para a prova, ou fisicamente esgotado”, aponta.

“O Enem não requer só conhecimento, mas resistência. Serão muitas horas com a cabeça abaixada, lendo, conferindo. Desacelere, pise no freio, saia da autopressão. Faça exercícios físicos que te deem prazer, durma um pouquinho mais e se alimente bem.”

Aulões gratuitos

Cursinho Solidário – Na quinta-feira (22), o Cursinho Solidário vai oferecer um aulão de revisão gratuito para o Enem, aberto ao público, no Centro de Convenções de Curitiba, das 15h às 21h. Durante essas seis horas, os professores irão dar dicas valiosas para o Exame. Para participar do evento, faça a inscrição na fanpage do Cursinho Solidário [https://www.facebook.com/CursinhoSolidario] e leve um produto de higiene pessoal ou um produto de limpeza no dia do aulão, que será doado para instituições.

Serviço:

Aulão do Cursinho Solidário

Inscrição: https://www.facebook.com/CursinhoSolidario

Local: Centro de Convenções de Curitiba

Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 370

Data: 22/10

Horário: 15h às 21h

Mais informações: (41) 3234-2363

QG do Enem – No próximo dia 23, das 9h às 15h, o curso online QG do Enem vai promover um aulão gratuito de seis horas de duração com revisão ao vivo. A maratona terá foco na resolução de questões interdisciplinares de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens. Também serão realizadas aulas de redação, atualidades e interpretação. Além disso, os professores vão dar dicas e trabalhar o equilíbrio emocional nesse momento de apreensão e ansiedade dos candidatos. Para assistir, os interessados devem acessar o link www.esquenta.enem.com.br. Os interessa,dos devem confirmar presença através da Fã Page da empresa: http://bit.ly/EsquentaVespera.

Serviço:

Aulão online do QG do Enem

Inscrição: http://bit.ly/EsquentaVespera

Local: www.esquenta.enem.com.br

Data: 23/10

Horário: 9h às 15h