Se você não é muito chegado em número e cálculos, não precisa se desesperar. Conversamos com duas professoras de Matemática sobre os temas da disciplina mais propensos a cair no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e separamos vídeo-aulas desses conteúdos.

Você também pode se preparar fazendo o simulado do Enem de Matemática e suas tecnologias que estará disponível a partir de quinta-feira (8) aqui no Paraná Online. Quer saber mais? Acesse nosso evento no Facebook.

A boa notícia é que os assuntos mais recorrentes na prova de Matemática e suas Tecnologias – que será realizada no dia 25 de outubro – não são nenhum bicho de sete cabeças. “Não é uma prova impossível, quem teve uma boa base no ensino médio tem condições de fazê-la numa boa”, tranquiliza Andréa Lannes, professora da disciplina no Colégio Estadual Cecília Meireles e na Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag. Veja os tópicos mais frequentes:

1. Regra de três

Essas questões parecem fáceis, mas, ainda assim, exigem atenção. “O candidato tem que saber ler o exercício e retirar dele as informações para entender como resolver o problema. No enunciado, ele vai ver se se trata de uma regra de três simples, composta ou inversa”, diz a professora do cursinho da ONG Em Ação Jeobara Zak Zacheski.

Faça o simulado do Enem 2015Se a regra de três é simples, os dados informados serão de no máximo duas naturezas distintas. Nesse caso, o candidato deve entender se as grandezas são proporcionais ou inversamente proporcionais. “Agora, se o enunciado apresenta dados de três naturezas diferentes, é provável que seja uma regra de três composta”, explica Jeobara.

Veja esta aula de regra de três simples e composta:

2. PA e PG

Progressão Aritmética (PA) e Progressão Geométrica (PG) são dois conteúdos bem frequentes, mas que, infelizmente, exigem decoreba. “Tem que saber a fórmula do termo geral e da soma da PA e da PG. Sabendo a regra, você sabe resolver qualquer questão. Mas a parte da interpretação do enunciado ainda é importante, pois pode ter pegadinhas”, alerta a professora do cursinho.

Tem dúvidas a respeito de PG? Assista a esta vídeo-aula:

3. Funções

Questões básicas deste tema que costumam ser cobradas no Enem são: calcular a raiz da função e interpretar qual é seu domínio e seu contradomínio, diz Jeobara. “A dica que sempre dou é saber fazer o gráfico. Se o aluno souber desenhar o gráfico de crescimento ou decrescimento daquela função, é metade da questão ganha.”

Recorde a resolução de funções:

4. Probabilidade e Análise Combinatória

“Isto no Enem eu digo que é batata, porque sempre cai. Geralmente, eles apresentam um cenário e perguntam qual a probabilidade de tal coisa acontecer”, indica Jeobara. Analisar a quantidade de combinações possíveis também é uma questão recorrente. “Pode ser uma questão do tipo: Fulano tem tantas roupas e tantos sapatos, quantas combina&cced,il;ões diferentes de roupas e sapatos é possível fazer?”, exemplifica Andréa.

Confira um exemplo de questão:

5. Moda, Média e Mediana

Este é outro assunto em que é imprescindível saber fórmulas para mandar bem. Exercícios que pedem a moda, a média aritmética e a mediana dos dados apresentados normalmente vêm relacionados a Estatística, lembra Jeobara. Todos os anos, pelo menos duas questões desse tópico são cobradas no Exame.

Veja uma introdução a esse tema:

6. Matemática Financeira

Esteja certo de que você sabe fazer problemas que envolvem cálculo de lucro, desconto, juros e porcentagem. Treinar exercícios de matemática relacionados a dinheiro é uma dica da professora Andréa.

Relembre como calcular porcentagens:

7. Geometria Plana

Esta é a parte mais fácil da Geometria cobrada no Enem. “São dadas figuras simples como o quadrado, triângulo e a circunferência, e pedidos os valores da área ou do perímetro”, diz Jeobara.
Exercícios que perguntam um dos ângulos internos de um triângulo também são comuns. O Teorema de Pitágoras é a chave para a resolução de questões de semelhança de triângulos, que têm como incógnita a medida de um cateto ou da hipotenusa.

Este vídeo demonstra o famoso Teorema:

8. Geometria Espacial

Cálculo do volume de um cone, esfera ou outros tipos de sólidos são questões de geometria espacial populares no Exame. Mais uma vez, é necessário saber a fórmula, informa a professora do cursinho.
O material a seguir explica como descobrir o volume de sólidos geométricos:

9. Logaritmos

Questões mais teóricas – que são menos comuns no Enem, mas ainda assim, caem – costumam pedir o domínio das propriedades dos logaritmos, que são usados para resolver equações exponenciais, afirma Andréa.

Veja um exemplo abaixo:

10. Trigonometria

Seno, cosseno e tangente: as funções trigonométricas precisam estar frescas na sua cabeça para você poder resolver questões de Geometria Analítica, que podem aparecer no Exame, de acordo com as professoras. O vídeo abaixo ajuda a revisar esse conteúdo: