continua após a publicidade

Ler, saber compreender, ter pensamento crítico e capacidade de contextualização. Essas habilidades, muito mais que a gramática pura, são essenciais para um bom desempenho nas questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“É sempre importante ressaltarmos que a prova é muito concentrada na interpretação dos textos. Não temos conteúdos dentro daquela gramática tradicional, é sempre uma gramática aplicada ao texto”, afirma o professor de Língua Portuguesa e Redação da escola Sócrates Apoio Educacional Carlos Eduardo de Freitas.

Essa questão faz parte do Simulado do Enem 2015 Paraná Online Dom Bosco. Acesse e teste os seus conhecimentos.

Todas as questões – tanto as de Língua Portuguesa e Literatura quanto as de Língua Estrangeira, Artes e Educação Física – fornecem um ou mais textos como subsídios para a resolução. Para um entendimento correto, o professor aconselha fazer a leitura mais de uma vez. “Não se pega a resposta correta logo de primeira, a leitura tem de ser apurada. Sempre oriento meus alunos a ver o enunciado da questão antes, para já ir para o texto com um olhar mais direcionado.”

Gêneros e Linguagem

Essa questão faz parte do Simulado do Enem 2015 Paraná Online Dom Bosco. Acesse e teste os seus conhecimentos.
continua após a publicidade

Os textos que acompanham as questões podem pertencer a diversos gêneros, como história em quadrinhos, charge, artigo de opinião e até peça publicitária. “Preste muita atenção ao gênero textual, e saiba diferenciar um texto literário de um não literário, uma notícia de uma reportagem”, recomenda Freitas.

Ele lembra que não é apenas a norma culta da língua que aparece no Exame. “As questões abordam as variações linguísticas. Não é cobrada só a norma padrão, que aprendemos na escola. Os enunciados podem pedir pra identificar qual linguagem o texto está usando. Pode ter linguagem regional, formal ou mais informal, e o candidato tem de identificar os indícios de formalidade ou informalidade.”

Essa questão faz parte do Simulado do Enem 2015 Paraná Online Dom Bosco. Acesse e teste os seus conhecimentos.
continua após a publicidade

A intertextualidade também é uma marca forte do Enem. O professor comenta que são comuns questões que apresentam dois textos, e exploram a relação entre eles.

Literatura

Essa ,questão faz parte do Simulado do Enem 2015 Paraná Online Dom Bosco. Acesse e teste os seus conhecimentos.

A interpretação de texto, novamente, é o que mais conta. “As características de certo movimento literário são um conteúdo raro no Enem. Quando aparecem, são fáceis de identificar”, diz Freitas.

Dos movimentos literários, o modernismo é o mais frequente no Exame. “Textos de Oswald de Andrade, Mário de Andrade e Carlos Drummond de Andrade são recorrentes, mas as questões não cobram conhecimento da obra do autor, são sempre relacionadas à compreensão dos textos apresentados. Muitas vezes, a resposta está neles.”

Dicas

– Atente-se ao que pede o enunciado: “Muitas coisas podem ser ditas no texto, e as cinco alternativas da questão podem fazer uma leitura correta dele. Mas só uma delas atende ao enunciado”, afirma o professor.

– Tenha bagagem cultural e esteja acostumado a ler: “A prova é cansativa, todas as 45 questões têm textos. Isso exige fisicamente, por isso, ter fôlego de leitura é fundamental.” O repertório cultural e de informação ajuda a ter pensamento crítico, uma habilidade importante para o Enem, que cobra temas inseridos em um contexto social.