Professor www!

Cinco formas de usar a internet para estudar para o Enem

Nem só de memes e vídeos de gatinhos é feita a internet. Ela também oferece diversas ferramentas que podem te ajudar a estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A poucos cliques de distância, há videoaulas, fóruns, simulados, provas das edições anteriores e até cursos gratuitos, que podem se transformar em material de estudo e treino para os dias decisivos – o Enem será realizado no fim de semana de 24 e 25 de outubro. Conheça cinco maneiras de navegar na rede de forma produtiva.

1 – Faça simulados online

Faça o simulado do Enem 2015

Teste seus conhecimentos com simulações do Exame aqui no Paraná Online. A cada quinta-feira, uma nova prova com questões elaboradas pelos professores do Grupo Dom Bosco será disponibilizada, com um novo tema. O simulado de amanhã (24/09) será de Ciências Humanas e Suas Tecnologias.

A prova poderá ser baixada rapidamente e respondida mesmo sem conexão com a internet, em notebooks, desktops, tablets ou smartphones. O estudante pode, ainda, ter a correção pela Teoria da Resposta ao Item (TRI), método utilizado pelo MEC. Para isso, basta realizar um rápido cadastro e concluir o teste nos primeiros cinco dias após o seu início.

 

 

2 – Use e abuse do site do Inep

A página oficial do Enem é o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Através deste link [http://portal.inep.gov.br/web/enem/edicoes-anteriores/provas-e-gabaritos], você pode acessar as provas e gabaritos das edições anteriores. Ler e realizar as questões dos anos passados é uma excelente forma de praticar e conhecer bem o Exame.

No mesmo link, você também encontra informações importantes sobre os conteúdos e competências que serão cobrados na prova, como as Matrizes de Referência e os Eixos Cognitivos. Leia tudo para ficar ciente de como estar bem preparado.

3 – Se ligue no Facebook

A rede social de Mark Zuckerberg também pode ser uma grande aliada. Confirmando sua participação no evento Simulado Grátis do Enem 2015, você recebe atualizações com conteúdos cheios de dicas, além de lembretes dos prazos finais para realizar o simulado do Paraná Online em parceria com o Grupo Dom Bosco e receber a correção pela Teoria da Resposta ao Item (TRI).

Em grupos como o ENEM 2015 [https://www.facebook.com/groups/333899686747523], internautas disponibilizam materiais de estudo, como apostilas, postam questões que não conseguiram resolver e tiram dúvidas – sobre os locais de prova, por exemplo. Funciona como um grande fórum em que todos se ajudam.

4 – Veja videoaulas no YouTube

Assistindo a vídeos rápidos, é possível revisar conteúdos, aprender macetes e conhecer dicas de estudo. No YouTube, professores disponibilizam aulas gratuitas das mais variadas disciplinas.

No canal Quimicando, há conteúdos de química e biologia, como a videoaula abaixo, de Cinética Química:

Se você sente calafrios só de ouvir a palavra “física”, o canal Fí,sica Total pode te ajudar a entender a matéria de forma didática e leve. O vídeo abaixo mostra o que você precisa saber para mandar bem em Física no Enem:

O Canal Descomplica oferece vídeos explicativos de diversas matérias, apresentados por vários professores. Há conteúdos específicos sobre o Enem, como este abaixo, que fala das áreas do conhecimentos em que são dividas as questões do Exame:

5. Aproveite os cursos gratuitos

Cursos inteiros também são disponibilizados gratuitamente na internet. No portal Aula Livre.net, você pode fazer oCurso de Revisão para Vestibular e Enem , que tem mais de 100 aulas online, de 11 disciplinas diferentes. Tem também o curso “Como Estudar”, com 15 aulas sobre ambiente e horários ideais para estudo, relação com família e amigos, dentre outros tópicos.

Voltar ao topo