Polícia Federal apreende armamento em Guaíra

Uma metralhadora Madsen, calibre 7.62, de fabricação dinamarquesa, com dois carregadores e um lança-rojão Rocket HE 66 mm, utilizado pelas forças armadas norte-americanas, foram apreendidos por policiais federais de Guaíra, na noite de domingo, na PR-323, entre Umuarama e Cruzeiro do Oeste. O funcionário público A.M.S., 35 anos, de São Miguel Paulista (SP), e R.M.P., 18, P.A.X., 25 e E.F.N., 27, moradores em Itaim Paulista (SP), foram presos e autuados em flagrante por tráfico de armas.

O armamento estava escondido dentro da Kombi placas MDS-0450 de Florianópolis(SC), ocupada por dois dos presos. Os outros ocupavam a Kombi placas CVD-7864, de São Paulo, que dava cobertura. De acordo com a assessoria de imprensa da Polícia Federal, os quatro presos vieram de São Paulo para buscar o armamento.

A metralhadora pode ser usada contra carros blindados e dispara 400 tiros por minuto, com alcance de dois quilômetros. A Polícia Federal informou ainda que a arma apreendida traz as inscrições do Exército Argentino. A metralhadora já foi utilizada pelo Exército Brasileiro, mas não é mais fabricada.

Confissão

P.A.X. confessou que à polícia que já buscou armamento em Foz do Iguaçu, após ser contratada em São Paulo por desconhecidos. Esta não foi a primeira vez que a Polícia Federal de Guaíra apreendeu armamento militar. Em agosto foram interceptadas pessoas que traficavam armas para organizações criminosas do Rio de Janeiro e São Paulo. Segundo a Polícia Federal, as declarações de P.A.X. reforçam os levantamentos de investigações realizadas, que apontam que os armamentos pesados usados por grupos criminosos entram no país através do Paraguai.

Voltar ao topo