UNE e UBES entregam à Lula plataforma política dos estudantes

No próximo sábado, 26 de agosto, o presidente Lula vai receber uma comissão de dirigentes da UNE e da UBES. O encontro ocorrerá no intervalo de uma atividade de campanha, em Guarulhos (Av. Jurema, esquina com rua Maracangá – Bairro dos Pimentas), e servirá para as entidades estudantis apresentarem ao candidato à reeleição os projetos "UNE Brasil" e "UBES Brasil".

Os documentos, elaborados durante os principais fóruns de discussão do movimento estudantil, apresentam a plataforma eleitoral com as bandeiras dos estudantes para o próximo período e reafirmam o "Projeto Brasil" -texto de caráter consensual elaborado pela Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), que traz em seu conteúdo uma proposta de desenvolvimento para o país.

Estes documentos também serão entregue aos outros candidatos à presidência da República, que defendam em suas campanhas idéias progressistas, de caráter anti-neoliberais, em concordância com as reivindicações dos estudantes. As entidades já estão agendando com os demais presidenciáveis.

Reivindicações
Os projetos das entidades estudantis tratam de educação, geração de emprego e renda, programas sociais, cultura, economia, soberania nacional, integração latino americana, democracia e diretos sociais.

Na área da Educação, os principais pontos reivindicam a ampliação do financiamento público na educação, a aprovação do Projeto de Lei da Reforma Universitária e do Projeto da Lei de Mensalidades (conhecido como PL da UNE).

Além disso, os estudantes ainda cobram uma mudança na política econômica, o fim da Área de Livre Comércio das Américas (Alça) e apontam soluções imediatas para outros problemas que assolam a juventude brasileira. Segundo o presidente da UNE, Gustavo Petta, o objetivo é aprofundar o caráter do projeto de nação que os estudantes querem construir.

Para saber mais sobre o "Projeto Brasil" das entidades estudantis: www.une.org.br

Voltar ao topo