Malandragem dá um tempo!

Vídeo mostra ousadia de mulheres em roubo no Centro de Curitiba

A ousadia na ação de duas mulheres em um roubo a uma loja de presentes e decorações na Rua Comendador Araújo, no centro de Curitiba, deixou a proprietária assustada.

Três mulheres bem vestidas entraram no local em uma tarde de sexta-feira, por volta das 17h, e foram em direção a um dos corredores. As imagens das câmeras de segurança registraram o furto. Enquanto uma das mulheres distraía as vendedoras, as outras duas foram em direção a uma das prateleiras e furtaram alguns objetos.

O que chama a atenção é que algumas das peças escolhidas eram grandes. Nas imagens é possível ver que a dupla afasta alguns objetos para pegar uma peça em especifico, em seguida, colocam dentro da bolsa. “Elas levaram um São José de acrílico, uma peça italiana importada que faz parte de um presépio e que custa quase mil reais. Fiquei sem poder vender o presépio por falta dessa peça, foram dois prejuízos”, lamenta a dona da loja que preferiu não se identificar.

Na loja existem objetos decorativos de vários preços, de R$ 5 a R$ 1 mil. Além da peça em acrílico, a dupla também levou algumas peças de decoração barroca. Segundo a dona do estabelecimento a ação foi rápida. “Elas ficaram na loja uns dois minutos. Tenho a impressão que elas entraram sabendo exatamente o que estavam procurando. O furto aconteceu em uma sexta-feira, notamos a falta da peça já na segunda-feira. Elas levaram uns dez objetos”, contou.

Para evitar novos casos, a rotina na loja mudou. As funcionárias foram orientadas a ficarem distribuídas e sempre de olho em tudo o que acontece. “A preocupação agora é maior, estamos mais atentos. Nesse mês de dezembro que as vendas aumentam, nós ficávamos até mais tarde em anos anteriores, mas esse ano estamos com medo”.

A dona da loja divulgou as imagens como forma de alertar. “É uma prevenção, caso alguém veja essas mulheres, tenha cuidado. Não quero que o aconteceu comigo se repita em outros comércios”. A proprietária afirmou ainda que não fez boletim de ocorrência porque está desanimada com as leis no país.

“Na minha outra loja teve um roubo no ano passado, os funcionários conseguiram segurar a mulher e chamaram a polícia. A gerente da loja ficou horas na delegacia registrando a ocorrência. Poucas horas depois de volta, a ladra passou em frente a loja e ainda falou para a gerente ‘não disse que eu voltava’. Por essa situação não procurei a polícia agora”, finalizou.

Registro de Ocorrências

Tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil reforçam a importância do registro de casos de furtos e roubos. As estatísticas para mapeamento dos crimes só são rastreadas por meio dos boletins de ocorrências registrados.

As ações de segurança nos bairros também são baseadas nestes dados. Em casos de furtos a vítima pode inclusive registrar a ocorrência online na Delegacia Eletrônica (http://www.delegaciaeletronica.pr.gov.br/) . Os boletins registrados pela internet têm o mesmo valor documental do boletim de ocorrência feito nas delegacias.

Veja vídeo