Golpe milionário

Quatro suspeitos de vender materiais de concursos públicos são presos em Curitiba

Sete milhões. Esse é o valor que uma quadrilha recebeu através da venda ilícita de materiais de concursos públicos de estudo e videoaulas de instituições educacionais sem nenhuma autorização, de acordo com a Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção ao Consumidor (Delcon). Quatro pessoas envolvidas no esquema foram presas na manhã desta segunda (11), durante a operação “Capitão Gancho 3D”.

Dos presos, três mulheres são suspeitas de integrarem uma associação criminosa voltada à violação dos direitos autorais. Elas foram presas nos bairros Centro e Boa Vista, em Curitiba. Entre os presos também há uma pessoa detida por porte ilegal de arma de fogo. Segundo a Delcon, o dinheiro era recebido através de dois sites – concurseirosunidos.com e concurseirosunidos.org.

A polícia informou que as investigações iniciaram há seis meses, depois de uma denúncia ser feita por uma instituição educacional. “Iniciamos as diligências e após um trabalho constante de inteligência e campo, conseguimos chegar até os suspeitos e solicitar à Justiça suas prisões. Nós solicitamos à Justiça um afastamento do sigilo bancário, bem como o bloqueio de bens e valores dos investigados”, relatou o delegado-titular Wallace de Oliveira Brito.

As três mulheres responderão pelos crimes de violação de direitos autorais, lavagem de dinheiro, associação criminosa e violação de consumo. O homem responderá por posse ilegal de arma e munição. Uma quarta pessoa envolvida no crime continua foragida. Além disso, diversos equipamentos eletrônicos utilizados pelos suspeitos para a prática dos crimes foram apreendidos e serão periciados. Todos os suspeitos permanecem presos à disposição da Justiça.

Prisões

Uma das detidas, de 40 anos, foi localizada no momento em que realizava uma palestra, na Avenida Sete de Setembro, no Centro de Curitiba. As outras duas, de 28 e 56 anos, foram detidas em suas residências localizadas, no bairro Boa Vista.

Já o outro preso, de 31 anos, marido de uma das suspeitas, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma e munição. Na casa do casal, no bairro Boa Vista, a equipe policial apreendeu uma pistola calibre 380, além de algumas munições.

Como agiam

Segundo a Delcon, os suspeitos praticavam este tipo de crime há mais de três anos. O delegado ainda explicou que a quadrilhada atuava de forma organizada e com a divisão de tarefas, semelhante a uma estrutura empresarial lícita. Os materiais educacionais eram comercializados via internet por todo o país. A base da organização criminosa funcionava em dois locais, na Rua Ludovico Geronasso, bairro Boa Vista, e Rua Pasteur, no Batel.

As investigações apuraram também uma possível lavagem de dinheiro, já que que os valores adquiridos pela associação criminosa eram distribuídos para dois estabelecimentos comerciais de Curitiba – uma clínica de estética e uma casa de jogos.