CRIME

Suspeito de morte em ônibus de Curitiba irá se apresentar à polícia nesta sexta-feira

Com a ajuda da população, que fez inúmeras denúncias, a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) elucidou o assassinato do estudante Pedro Felipe Lopes da Luz, de 16 anos, dentro de um biarticulado no bairro Cristo Rei. O suspeito do crime, um jovem de 18 anos que estava escondido na casa de parentes, deve se apresentar nesta sexta-feira (14) aos policiais e contar sua versão do que aconteceu. A Tribuna do Paraná confirmou com exclusividade que o crime aconteceu mesmo por uma confusão por conta de adolescentes que não pagaram a passagem.

A confirmação de que o rapaz realmente teria cometido o crime veio a partir de um advogado, que também entrou em contato com a DHPP depois da ampla divulgação em busca pelo jovem. Logo que foi identificado, uma equipe policial foi até a casa do rapaz e descobriu ainda que ele não se desfez do canivete usado na ação e o objeto foi apreendido.

Leia mais: Vídeo mostra suspeito de matar adolescente em ônibus

Segundo as investigações, o rapaz não conhecia os adolescentes, mas agiu realmente para evitar que eles furassem a catraca. O suspeito já teria se mostrado revoltado pelas constantes invasões dos jovens nos ônibus. Ele inclusive teria dito aos familiares que um dia queria se tornar político para que, de alguma forma, conseguisse evitar as ações dos fura-catracas.

Nesta quinta-feira (13), a DHPP divulgou imagens que mostram o jovem entrando na estação-tubo onde o crime aconteceu. O vídeo foi registrado por câmeras de segurança e é possível ver com clareza o rosto do suspeito. Em outro momento, ele aparece correndo logo depois de ter esfaqueado os dois adolescentes dentro do ônibus. Ainda de acordo com o apurado pela reportagem, a intenção do suspeito não era a de matar os jovens, mas sim de fazer com que eles saíssem do ônibus por não terem cumprido com suas obrigações.

O crime aconteceu na última sexta-feira (7), depois que Pedro saiu do colégio estadual onde estudava e entrou no biarticulado para ir a um shopping. “Ele pagou a passagem normalmente, mas alguns colegas dele não. Dentro do ônibus havia o rapaz que, ao perceber que alguns jovens entraram sem pagar, reagiu e os impediu”, explicou o delegado Fábio Amaro.

Ao tentar intervir na situação, Pedro discutiu com o rapaz e foi esfaqueado. “O agressor atacou os adolescentes sem outro motivo aparente que não fosse o de impedi-los de acessar o ônibus sem pagar”. Além de Pedro, outro adolescente também se feriu, mas sobreviveu.

Com a ajuda de algumas testemunhas, a DHPP já tinha feito um retrato falado e também havia divulgado primeiras imagens das câmeras de segurança, que mostravam parte da ação e comprovavam que Pedro tinha pagado pela passagem. Conforme a divisão, as informações passadas ao disque-denúncia, pelo telefone 0800-643-1121, foram extremamente importantes para que o caso fosse elucidado.

Além do suspeito do crime, o motorista do biarticulado, que teria aberto a porta para que o jovem saísse correndo, também deve ser ouvido pelos investigadores. Apesar disso, o crime já é considerado elucidado pela equipe policial.