Balanço

Primeiro mês da Patrulha do Transporte Coletivo fecha com aumento de prisões

Além do aumento das prisões, também houve redução no número de delitos cometidos nos ônibus após a implantação da Patrulha do Transporte Coletivo. Foto: Divulgação/SMCS

Em um mês de atuação da Patrulha do Transporte Coletivo, da Guarda Municipal, o número de prisões em flagrante dentro dos ônibus de Curitiba aumento. Enquanto em janeiro, cinco pessoas foram presas, no primeiro mês da patrulha, entre os dias 7 de fevereiro e 7 de março, foram efetuadas oito prisões. Por sua vez, a atuação dos guardas dentro dos ônibus, além das viaturas acompanhando as linhas onde ocorrem o maior número de ocorrências, também diminuiu o número de delitos no transporte coletivo.

Entre os oito presos em flagrante dentro de ônibus, nos primeiros 30 dias de funcionamento da patrulha, dois foram por cometer assédio sexual. No início de março, um homem acusado de praticar atos obscenos dentro do ligeirinho da linha Inter 2 foi preso tentando cometer o delito novamente.

Segundo a Prefeitura Municipal de Curitiba, a prisão foi resultado do serviço de agentes do setor de Inteligência da Guarda Municipal, que passaram a acompanhar o Inter 2 para fazer a prisão, após a denúncia de uma estudante noticiada pela Tribuna do Paraná.

Para o secretário de Defesa Social e Trânsito, Algacir Mikalovski, o resultado alcançado neste primeiro mês foi satisfatório. “Além das prisões, a atuação da Patrulha do Transporte tem evitado que delitos que vinham acontecendo com frequência voltassem a ser cometidos”, afirmou Mikalovski.

O número de atendimentos totais da Guarda Municipal no transporte coletivo também aumentou. Em fevereiro, foram atendidas 213 ocorrências, contra 202 ocorrências de janeiro. “Não é o plano ideal ainda, nós queremos o transporte coletivo absolutamente sem delitos. Mas temos plena convicção de que estamos no caminho certo”, explicou o secretário Mikalovski.

Histórico da patrulha

A Patrulha do Transporte Coletivo foi criada por determinação do prefeito Rafael Greca e começou a atuar em Curitiba no dia 7 de fevereiro, para aumentar a segurança no sistema de transporte público.

No ano passado, a Guarda Municipal registrou 2.656 ocorrências no transporte coletivo, desde assédio, furtos, invasões (fura-catraca), e principalmente roubos, que somam 54% do total das estatísticas.

A Patrulha do Transporte Coletivo trabalha em parceria com a Urbs e denúncias podem sem feitas pelo telefone 153, da Guarda Municipal.