Caso elucidado

Preso suspeito de ser o mandante do assassinato de empresário em bar de Curitiba

Preso era sócio do empresário assassinado. Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Divisão de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) afirma que elucidou o crime de homicídio que vitimou o empresário José Valdemir Ferreira Rocha, 42 anos, no mês de dezembro de 2016, com a prisão do sócio da vítima, um homem, de 37 anos, nesta terça-feira (16), no Estado de Santa Catarina. Ele era considerado o mandante do crime.

 

No decorrer das investigações, a 1ª Delegacia de Homicídios (DH) identificou e prendeu o suspeito dos disparos no mês de dezembro de 2017. Ao dar continuidade as diligências, com o intuito de esclarecer motivações e a suspeita de haver um mandante para a prática, a equipe passou a investigar o sócio da vítima.

A delegada responsável pelas investigações, Sabrina Barreiros Alexandrino, informou que durante um trabalho minucioso e intenso de apuração dos fatos, a equipe constatou que o investigado esteve junto com Rocha no dia em que o aconteceu o crime e deixou o local dez minutos antes da vítima ser baleada. “Além disso, quando prestou depoimento na unidade, o homem informou propositalmente um número de telefone falso e ainda alegou que a vítima tinham problemas com drogas e relacionamentos, tudo isso, provavelmente, para confundir as investigações”, contou.

Em continuidade às diligências, o Setor de Inteligência da DHPP descobriu que no dia em que ocorreram os fatos, o sócio da vítima efetuou diversas ligações telefônicas para o celular do suspeito de executar os disparos, de um local muito próximo ao bar em que o crime aconteceu – de onde tinha pleno alcance visual. “Há suspeitas de que ele estivesse relatando a roupa que a vítima usava, o que fazia e o melhor momento para que o autor dos disparos entrasse e iniciasse a ação”, afirma Sabrina.

A delegada ressaltou ainda, que no curso das investigações a equipe verificou que o sócio de Rocha passava a maior parte do tempo no exterior e não possuía um número de telefone celular fixo e nem um endereço. “O que dificultava, de certa forma, sua localização”, completou.

Diante das evidências, o investigado foi apontado como mandante do crime e a motivação teria sido um suposto desacerto comercial entre ele e a vítima. Já que eram sócios em uma empresa ligada ao ramo de moedas virtuais. “Com o mandado de prisão preventiva, expedido rapidamente pela 1ª Vara Privativa do Juri, foi possível realizar a prisão do homem. Com isso, elucidamos o caso com a prisão dos responsáveis”, finalizou Sabrina.

O suspeito responderá por crime de homicídio qualificado, na qualidade de mandante. Se condenado poderá pegar de 12 a 30 anos de prisão.

O crime

O crime aconteceu no dia 4 de dezembro de 2016, em um bar situado na Rua Bispo Dom José, no bairro Batel. Na ocasião, um homem de 21 anos, já preso pela DHPP, entrou no estabelecimento encapuzado e efetuou diversos disparos de arma de fogo contra Rocha, que estava sentado sozinho em uma das mesas do bar. Toda ação foi registrada por câmeras de segurança.

Polícia identifica suspeito de matar empresário em bar na Batel