Movimentação

A Praça Rui Barbosa ‘parou’ por conta de operação da Polícia Militar

Centenas de policiais militares dos batalhões de Curitiba com motos, viaturas e até a participação dos helicópteros do Batalhão de Operações Aéreas fizeram a Praça Rui Barbosa “parar” no início da tarde desta quinta-feira (1º). O motivo do “fervo” foi lançar oficialmente a Operação Impacto II – Natal 2016, que aumenta o número de policiais em áreas comerciais da cidade até as festas de fim de ano.

De acordo com o coronel Arildo Luis Dias, subcomandante geral da Polícia Militar do Paraná, a ação é realizada anualmente pela Polícia por diversos motivos. “Nesta época nós temos a extensão do horário comercial, temos a injeção do 13º na economia e há maior circulação de dinheiro e pessoas principalmente nas regiões comercias”, afirma.

Por isso, a Polícia Militar decidiu redirecionar o policiamento e readequar as escalas da equipe para que haja mais segurança nesses locais até às 23h. “Estamos retirando parte do efetivo administrativo para contribuir com essa atividade de policiamento ostensivo. Além disso, estamos aproveitando a escola de soldados que está na atividade de policiamento em sua totalidade com 2.200 policiais, enquanto as unidades estão contribuindo com quase 700 do serviço administrativo que estão fazendo a atividade em turnos”.

Vale lembrar que essa equipe foi acrescentada àquela que já atua nas ruas. “Assim, o serviço ordinário continua atendendo e fazendo o patrulhamento do bairro”, pontua o coronel, que também enviará viaturas de polícia para o interior do Paraná. “Há dois meses foi lançada a Operação Impacto I com 50 viaturas. Então, como já recebemos toda a demanda de viaturas para Curitiba e região metropolitana, estamos realocando as de propriedade das unidades para o interior”.

Entre as atividades realizadas pelas equipes estarão abordagens a pessoas e veículos, vistorias e fiscalizações em locais públicos e estabelecimentos comerciais que possuem potencial para práticas delituosas. Também haverá blitzes de trânsito nas vias com maior tráfego de pedestres e veículos e operações conjuntas com outros órgãos de segurança pública visando a localização de foragidos da justiça, armas, drogas, produtos contrabandeados e outros materiais ilícitos.

Vale ressaltar que estão atuando na operação o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) com suas seis subunidades, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA), o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), o Regimento de Polícia Montada (RPMon), o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) e o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), a Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) e o Batalhão de Polícia de Guarda (BPGd).