bituruna

Polícia prende três suspeitos de assaltos a bancos e um indivíduo morre em confronto

Três homens foram presos e um morreu em confronto com a equipe do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope). Eles são suspeitos de integrar uma quadrilha de ladrões de branco que tentaria invadir diversas agências bancárias na cidade de Bituruna, região Sul do Estado. No entanto, a polícia chegou antes e a quadrilha teve suas expectativas frustradas.

Na ação, foram presos Izaias Bueno da Silva, de 33 anos, Heber Moises da Silva, 30, e Alessandro da Costa Gonçalves, 25. Eles portavam duas escopetas calibre 12, uma pistola 9 milímetros, dois coletes balísticos e cerca de dez quilos de miguelitos, formados por pregos entrelaçados para furar pneus.

Além disso, com eles a polícia apreendeu três tocas balaclava, diversos estojos de calibre 9 milímetros, um fuzil 5.56 e ainda três carros usados pelos suspeitos para prática dos crimes, sendo um Corolla preto, um Monza prata e um Gol de cor branca.

A ação

De acordo com o delegado Rodrigo Brown, os investigadores descobriram que a organização criminosa envolvendo cerca de oito pessoas estaria planejando seu próximo crime após a 10ª Festa do Vinho, que aconteceu entre os dias 6 e 9 de julho na cidade.

“Como mais de 30 mil pessoas participaram das festividades e muito dinheiro circulou no município, o bando atacaria todas as agências bancárias e o posto dos Correios do município pouco antes do horário de fechamento”, disse.

Diante dessa informação, 20 policiais se deslocaram à cidade na segunda-feira (10), confirmaram a situação e interceptaram os bandidos na estrada que liga Bituruna ao município de Pinhão, na PR-170.

“Fizemos uma barreira nas entradas da cidade e, pouco antes das 15h, um veículo Corolla preto atacou um desses bloqueios. Todos os ocupantes estavam armados com fuzis, coletes balísticos e enfrentaram a polícia efetuando diversos disparos. Eles furaram a barreira, houve confronto e perseguição”, detalhou o delegado.

No entanto, o carro dos suspeitos derrapou em uma curva e bateu contra algumas árvores. Eles fugiram a pé no meio do mato atirando na direção dos policiais. “Nesse momento, foi possível efetuar a prisão de Izaias, que foi alvejado no abdômen e nas pernas”. Ele estava com uma pistola 9 milímetros e uma escopeta calibre 12.

A equipe continuou as diligências durante toda a noite e, com o apoio do Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar (Graer), encontrou Heber, que estava baleado nas nádegas e pernas, e portava uma escopeta calibre 12. Logo depois, localizaram o corpo de Leandro Florêncio dos Santos, 28, que entrou em óbito vestindo um colete balístico com algo inusitado.

“Encontramos ali uma folha de caderno com uma oração escrita pela companheira do indivíduo. Nessa oração, ela pedia que o rapaz estivesse protegido contra as forças policiais que tentassem intervir. Percebemos que essa oração não teve efeito”, afirmou Rodrigo.

Mantimentos e barracas

A polícia também prendeu Alessandro, morador de Bituruna que é suspeito de auxiliar o bando. Ele estava em um veículo Monza perto de uma chácara e levava diversos alimentos como pães e salames, além de barracas para que os suspeitos se escondessem na mata durante cinco dias.

O trio foi autuado pelos crimes de organização criminosa, porte ilegal de arma de fogo e tentativa de homicídio contra os policiais. Além disso, nenhum arrombamento a banco aconteceu. “Se tivéssemos esperado eles agirem, talvez tivéssemos prendido todos, mas pessoas inocentes poderiam ser feitas como reféns e sofrer na mão dos bandidos. Então, evitamos isso”, garantiu o delegado, que segue com as investigações para identificar e prender os demais integrantes da quadrilha.