Casa caiu!

Operação “Downtown” prende traficante dentro do TJ; outros 15 foram detidos

Em cinco meses de investigação, 16 pessoas foram presas por envolvimento com tráfico de drogas no Centro de Curitiba durante a “Operação Downtown”. Oito delas foram localizadas nesta quinta-feira (27) pela Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), quando um dos envolvidos foi preso com drogas dentro do Tribunal de Justiça do Paraná – Foro Central, no Alto da Glória.

De acordo com a delegada Camila Cecconello, a organização criminosa recebia drogas do Paraguai e revendia os entorpecentes nas praças Rui Barbosa, Santos Andrade, Tiradentes e também no Terminal do Guadalupe. “Recebemos várias denúncias da população indicando a presença de tráfico nesses locais, iniciamos as diligências e percebemos que o tráfico era coordenado por indivíduos específicos em cada um desses espaços”, disse Camila.

A partir dessas informações, ela informa que a equipe conseguiu provas a respeito da atuação dos indivíduos e também identificou os fornecedores e distribuidores. “Na maioria dos casos, eram prostitutas e menores de idade que tinham o contato direto com os usuários”, comentou.

Os primeiros a irem para a cadeia foram os fornecedores, presos nos meses de dezembro e janeiro. Entre eles, está um paraguaio, Isidro Ramon Cano, que trazia a droga para Curitiba. Além dele, também foram presos Celsomiro Correa, Luã Pereira Costa e Larissa Souza de Lucena.

Dentro do Tribunal

Segundo a Polícia Civil, a droga era transportada por Isidro e entregue para traficantes como Celsemiro, que a distribuíam para os revendedores do Centro da capital. Entre eles estão Dorival Ferreira Leal e José Jumar de Mello Cardoso, que comandavam o tráfico na Praça Rui Barbosa e na Santos Andrade, respectivamente.

José trabalha como agente de manutenção terceirizado no Tribunal de Justiça e foi preso com drogas dentro das dependências do Plantão Judiciário, que fica na entrada do prédio na Avenida João Gualberto.

Já Kelly Chyristina de Jesus comanda a venda no terminal rodoviário com a ajuda do companheiro Renato Salvino. Os dois ainda estão foragidos.

Durante a operação, foram apreendidos com os suspeitos 89 quilos de maconha, 11,5 quilos de crack e três quilos de cocaína, além de aproximadamente R$10 mil em dinheiro. “Lembrando que tudo começou com a denúncia de duas traficantes, então é muito importante que a população colabore e entre em contato conosco pelo 181 e pelo 3270-1700”, pontua a delegada.

Presos na Primeira Fase

Celsemiro Correa, Isidro Ramon Cano, Luã Pereira Costa Lima, Diego de Almeida, Adilson de Assunção Castro, Wellington Padilha Amaro, Alex Correia Martins Vieira e Angélica Aparecida Lima Mendes.

Presos na Segunda Fase

Roseli de Andrade Martins, Elvis de Andrade Martins, Larissa Souza de Lucena, Dorival Ferreira Leal, José Jumar de Mello Cardoso, Andrew César Valindorf, Marcos Vinicius Pereira da Silva, e Kevin Daniel de Souza Carneiro Gonçalves.

Veja o momento em que a polícia apreende drogas dentro do Plantão Judiciário: