Curitiba

Ocupações perdem força na região de colégio onde menino foi encontrado morto

As ocupações de escolas na região de Santa Felicidade – bairro onde um adolescente de 16 anos foi encontrado morto, dentro um colégio ocupado, nesta segunda-feira (24) – enxugaram depois do episódio trágico. Das três escolas mais próximas à instituição de ensino onde foi registrada a morte, apenas uma continua ocupada por alunos, que, no entanto, devem deixar o local ainda nesta terça-feira (25).

Os alunos do Colégio Estadual Pe. Silvestre Kandora, no São Braz, decidiram em uma assembleia realizada nessa segunda à noite desocupar a escola. Até o final da noite dessa terça todos os alunos devem deixar a instituição. Segundo os alunos, há uma dificuldade em manter a ocupação porque nem todos têm disponibilidade para estar na escola o tempo todo. Além disso, há uma preocupação com a integridade física dos alunos.

“Tem a questão do conflito, e vai vir muita pressão dos pais e da comunidade”, disse um aluno que preferiu não se identificar. Segundo ele, os estudantes optaram por deixar a escola para preservar a integridade física de todos. “Tem menores de idade aqui”, ponderou.

Além da tragédia ocorrida nessa segunda, os alunos levaram em consideração os movimentos pela desocupação dos espaços. Na última quarta-feira (19), estudantes do Colégio Estadual do Paraná e integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) entraram em conflito e o caso foi parar na delegacia.

“A gente está lutando pela educação, mas tem que cuidar da gente também”, disse outro estudante da escola Silvestre Kandora.

De acordo com os alunos, durante a ocupação – que durou 12 dias – foram realizadas oficinas e palestras na escola. Os estudantes tiveram palestras sobre a PEC que limita os gastos públicos e sobre a MP que propõe reformular o ensino médio- pontos chaves do protesto -, além de aulas de redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outras oficinas. Os alunos também limparam a escola e removeram pichações, segundo is alunos. Os alunos também relataram que alguns pais e professores da escola estiveram no local, além do Conselho Tutelar.

Os colégios estaduais São Braz e Professor Olavo del Claro, próximos ao Colégio Santa Felicidade, já foram desocupados e as aulas ocorrem normalmente nas instituições.

O Colégio Estadual Santa Felicidade, onde o adolescente foi encontrado morto, foi desocupado durante a noite, mas as aulas não foram retomadas. Durante a manhã, os pais do garoto assassinado estiveram no local para conversar com o diretor e professores da escola, mas ninguém falou com a imprensa.

Segundo o último levantamento divulgado pelo Ocupa Paraná, no fim da semana passada, passava de 850 o número de colégios ocupados em todo o estado. Nesta segunda, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) falou que a quantidade havia caído para 792, o que não foi confirmado pelo movimento dos estudantes.