Estelionato

Novo golpe que promete falsas vagas de emprego faz vítimas em Curitiba

Foto: Arquivo
Foto: Arquivo

Um novo “golpe do emprego” está fazendo vítimas em Curitiba. Na ação, uma pessoa se apresenta como funcionária de uma agência bancária que está com vagas abertas para ajudar pessoas que necessitam. A história apresentada pelo estelionatário é comovente, mas no fim é crime.

Claudineia Cordeiro, 37 anos, e seu filho de 17 foram vítimas do golpe na tarde da última sexta-feira (26). Segundo eles, uma mulher de aproximadamente 40 anos que diz ter o nome de Maria Luiza os abordou em um salão de beleza no bairro Campo Comprido e contou uma história emocionante.

“Ela disse que sofreu muito, mas tinha vencido e agora queria ajudar outras pessoas oferecendo emprego como segurança em um banco do Centro. Pra isso, meu filho teria que fazer uma entrevista e pagar R$ 650,00 pelo curso de especialização. Assim, já estaria com a vaga garantida porque ela conhecia a gerente geral responsável pela vaga e era tudo por indicação”, disse Claudineia.

Na ânsia de conquistar a vaga, a mãe levou o filho e a desconhecida até a agência bancária na Avenida Marechal Deodoro, Centro. “Quando ela entrou no carro, pediu meu celular emprestado para uma ligação e ficou com ele alegando que a pessoa que nos receberia para entrevista ia retornar no meu celular”.

Ao chegar no local, a mãe ficou no veículo, enquanto “Maria Luiza” acompanhava o jovem até o interior do banco, onde seria realizada a entrevista. “Lá dentro, ela pediu o celular dele pra entrar em contato com a a gerente. Ele achou que a mulher já tinha devolvido o meu e emprestou”.

Além disso, pediu o dinheiro do curso para entregar à gerência e dar andamento na contratação. “Ela alegou que ia até o carro onde eu estava e já iria fazer a inscrição do curso. Só que sumiu com o dinheiro e nossos dois celulares”, lamentou.

Estelionato

De acordo com o delegado Wallace de Oliveira Brito, outros casos como esse já foram registrados na Delegacia de Estelionato e o crime está sob investigação. “Pedimos que todos fiquem atentos a essas abordagens. Afinal, os bancos não contratam dessa forma e jamais seria oferecida uma vaga de segurança a um adolescente”, pontuou.

Ainda segundo ele, podem existir variações do golpe em que a pessoa se apresenta como funcionário de outra instituição e com outras ofertas de emprego. “Em qualquer caso suspeito, entre em contato conosco com as informações e, se conseguir ligar na hora da abordagem, poderemos prender os indivíduos em flagrante”.

A delegacia atende pelo telefone (41) 3261-6600 e fica localizada na Rua Antonia Reginato Vianna, 1177, bairro Capão da Imbuia.