Justiça

Irmãos acusados de matar youtuber no litoral têm nova audiência marcada

Irmãos foram presos em fevereiro, logo após o crime. Foto: Arquivo/Tribuna do Paraná.
Irmãos foram presos em fevereiro, logo após o crime. Foto: Arquivo/Tribuna do Paraná.

Os irmãos Cleverson e Everton Vargas, acusados de ter causado a morte da youtuber e modelo Isabelly Cristine, 14 anos, na madrugada de 14 de fevereiro, em Pontal do Paraná, têm nova audiência marcada para o dia 26 de junho no Fórum da cidade. Os dois continuam presos no Centro de Triagem de Piraquara. Isa, como era conhecida na internet, levou um tiro na cabeça quando voltava de uma gravação no balneário Shangrilá em Pontal do Paraná e teve morte cerebral confirmada no Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá.

O crime aconteceu há quase dois meses e a mãe da jovem, Rosania Domingos Santos, 54 anos, continua em luta por justiça. “Eu quero justiça, esses homens precisam pagar pelo o que fizeram. Eles tiraram a vida da minha filha. Ela era a alegria dessa casa e a minha dor só aumenta. Tenho saudade do sorriso dela, da cantoria em casa. Meu Deus, como dói”, desabafou em entrevista à Tribuna do Paraná.

Conforme o advogado da família, André Tavares, os irmãos, presos em ainda em flagrante, tiveram a prisão preventiva decretada pela Vara Criminal de Pontal do Paraná (MP-PR) após audiência de custódia realizada no Fórum da cidade. Nessa próxima audiência, testemunhas envolvidas no processo devem ser ouvidas.

“Eles permanecem presos e agora acontece essa audiência onde as testemunhas envolvidas no processo serão ouvidas para esclarecer o caso. A gente espera que os fatos comecem a ser esclarecidos e que a verdade comece a surgir, já que todas as testemunhas são favoráveis à mãe da vítima”, explicou o advogado.

Everton é acusado de efetuar o disparo e foi denunciado pelo crime de homicídio qualificado por motivo torpe, na condição de autor, e porte ilegal de arma de fogo e munição. O irmão, Cleverson, que dirigia o veículo, foi denunciado por homicídio qualificado, também por motivo torpe, como participante, e embriaguez ao volante. Os irmãos podem cumprir pena de 12 a 30 anos de prisão em caso de condenação.

A reportagem da Tribuna do Paraná entrou em contato com o advogado de defesa dos irmãos, através de sua assessoria, e foi informada que ele preferiu não se pronunciar sobre o caso.

O crime

De acordo com a polícia, Isabelly estava com a mãe sentada no banco de trás do carro voltando de uma gravação com um artista, em uma casa noturna de Pontal do Paraná, quando foi atingida por um disparo. Na parte da frente do veículo estavam seu pai e, Hebert Luiz de Félix, amigo do pai que dirigia o veículo. Em depoimento à Polícia Civil, Félix disse que seguia pela via quando foi fechado por um carro minutos antes do crime.

Conforme seu relato, o carro em que estavam os irmãos Vargas o fechou e parou cerca de 60 metros a frente. Nesse momento, o passageiro efetuou três disparos. Um dos tiros atingiu a youtuber e os outros dois atingiram a fachada de uma loja e uma igreja. Na versão dos suspeitos, o carro em que Isabelly estava fez uma manobra brusca na pista e isso teria dado a entender de que se tratava de uma ameaça, conforme o relato de Everton.

Saudades

Isabelly estava no banco de trás do carro voltando de uma gravação quando foi atingida por um disparo. Foto: Reprodução
Isabelly estava no banco de trás do carro voltando de uma gravação quando foi atingida pelo disparo. Foto: Reprodução

Nas redes sociais é possível notar a falta que Isabelly faz. Diariamente postagens com a hashtag #somostodosisa são feitas em sua homenagem e até mesmo alguns artistas se mobilizaram em busca de justiça. O canal “Isa Topshow” tem hoje mais de 100 mil inscritos e milhares de visualizações. A mãe da youtuber, Rosania, conta que o desafio de seguir em frente é diário, mas que pretende criar uma ONG com o nome da filha para que ela seja eternizada.

“Ela gostava tanto de ajudar, gostava tanto dos cachorrinhos de ruas. Quero abrir uma ONG para ela e manter ela viva através dessas atitudes. Ela faz muita falta e eu recebi muitos vídeos de pessoas que moram fora, de amigos e até mesmo artistas que estão me apoiando na luta por justiça”, relevou a mãe, bastante emocionada.

A amiga Julia da Graça Gonçalves, 15 anos, diz que a saudade só aumenta e que muitos colegas estão empenhados na luta contra a impunidade. “É difícil, porque eu era muito amiga dela. A gente vivia junta no colégio e agora ela não está mais ali. No colégio muita gente sente falta dela também, ela era muito querida e essa saudade só aumenta. A gente quer que eles paguem pelo o que fizeram, queremos justiça. Não é justo perdermos a Isa assim‘, questionou a jovem.

A carreira da Isabelly começou aos quatros anos, quando ela foi descoberta por uma “olheira” do ramo de modelos. Foram mais de 27 títulos em concursos de misses e muita dedicação ao seu canal no Youtube, que surgiu alguns anos depois. De família humilde, mas muito batalhadora, a jovem morava com os pais e o irmão mais velho, em Paranaguá.

Nas horas vagas, quando não estava gravando ou estudando, era comum encontrá-la cantando pela casa e brincando com sua cadelinha, Sunny. “Momentos que foram eternizados e que são difíceis de esquecer. A saudade só aumenta”, completou a mãe da youtuber.