Flagrante

Idosa suspeita de vender cosméticos vencidos no Centro de Curitiba é presa

Produtos vencidos estavam em um apartamento no Centro. Foto: Reprodução/Polícia Civil

Uma mulher de 65 anos foi presa em flagrante no Centro de Curitiba suspeita de vender cosméticos com data de validade adulterada, impróprio para consumo. No local, os policiais da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Saúde (Decrisa), da Polícia Civil, apreenderam produtos de marcas nacionais e internacionais vencidos há quatro anos, como cremes corporais e faciais, perfumes, maquiagens e produtos de higiene. Segundo a polícia, também foram encontrados cosméticos para crianças. A prisão aconteceu na última sexta-feira (12).

De acordo com o delegado Vilson Alves de Toledo, as investigações começaram há algumas semanas a partir de uma denúncia feita pela Vigilância Sanitária de Curitiba.

Os policiais e agentes da Vigilância Sanitária encontraram uma grande quantidade de produtos fora das embalagens originais expostos à venda — incluindo alguns que já haviam vencido em 2014. Além disso, a suspeita não apresentou notas fiscais ou qualquer outro tipo de documento que comprovasse a origem dos cosméticos.

Para Toledo, a ação constatou que a mulher realmente adulterava a validade dos produtos. “Ela retirava a data de validade impressa no frasco utilizando produtos removentes ou raspava a informação e colava uma etiqueta com o valor do produto em cima, além de recortar da caixa da mercadoria o verdadeiro prazo de vencimento”, conta o delegado.

A mulher teria admitido a prática à Vigilância Sanitária, segundo a polícia. Ela foi presa e autuada em flagrante pela prática do crime contra as relações de consumo, podendo pegar de dois a cinco anos de prisão.