Segurança

Guarda à paisana prende assaltante de ônibus na Grande Curitiba

Foto: Átila Alberti

Um homem foi preso por um guarda municipal à paisana enquanto tentava assaltar um ônibus, na manhã desta quinta-feira (14), em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O oficial estava de folga, usando o coletivo na região do bairro Jardim Paraíso, quando flagrou a ação. Houve perseguição e o guarda chegou a usar uma arma na tentativa de fazer o criminoso parar.

Leia mais

De acordo com o delegado Tito Livio Barrichello, o homem chegou a realizar o assalto e fugiu. Nesse momento, o guarda municipal desembarcou a começou a perseguir o criminoso. Neste momento, o agente teria sacado sua arma e disparado duas vezes contra o chão. O assaltante seguiu em fuga até que foi contido por outras pessoas que passavam pelo local. Segundo Barrichello, o homem foi detido por roubo qualificado. Com ele, além do dinheiro roubado, foi encontrada uma faca que ele teria usado durante o crime.

O delegado afirma ainda que, de acordo com a avaliação do governo municipal, o guarda agiu corretamente e não haverá nenhum tipo de procedimento legal pelo uso da arma de fogo na ação.

Violência no ônibus

Embora tenha acabado com a prisão do assaltante, o crime é mais uma ocorrência envolvendo violência dentro do transporte público em Curitiba e Região Metropolitana. O crime aconteceu dentro do ônibus que faz a linha Jardim Paraíso.

Ao longo dos últimos dois meses, vários outros casos de assaltos, arrastões e até mesmo assassinatos de motoristas e cobradores forçou a categoria a se mobilizar pedindo mais segurança dentro dos coletivos. O sindicato que representa esses trabalhadores, o Sindimoc, chegou a organizar uma série de paralisações ao longo de setembro para pressionar as empresas e o poder público por medidas efetivas, mas os atos foram cancelados no início desta semana. No próximo dia 20, porém, eles pretendem fazer uma nova parada geral a partir das 15h.

Entre as reivindicações de motoristas e cobradores está a criação de uma delegacia dedicada ao crimes dentro de ônibus e estações-tubo, um número maior de viaturas da Guarda Municipal e a instalação de câmeras dentro de ônibus em Curitiba. Na Região Metropolitana, a Comec já começou a testar esses equipamentos em algumas linhas. Não foi informado, porém, se a Jardim Paraíso era um desses ônibus contemplados com a novidade.