Clonagem de veículos

Fabriqueta de placas falsas é descoberta pela polícia no Sítio Cercado

Uma fabriqueta de placas falsas foi descoberta por policiais da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), no bairro Sítio Cercado. Carros roubados eram “esquentados” por meio das falsificações. Cerca de 450 placas – algumas já prontas e outras “virgens” – e uma prensa foram apreendidas no local.

A investigação sobre o esquema de adulteração de placas, segundo o delegado Wagner Holtz, começou há cerca de um mês. Durante o monitoramento à casa de João Fernando Moreira Mattos, 42 anos, onde funcionava a fábrica, os policiais perceberam uma grande movimentação de carros.

A equipe da DFRV verificou a situação de um HB20 estacionado em frente à residência e constataram que o carro, que tinha alerta de roubo, teve as placas clonadas pelas de um veículo similar da cidade de Campo Ere, em Santa Catarina. Quando João recolhia esse veículo, na manhã desta quarta-feira (24), foi abordado e detido. Suspeito de participar do esquema, Jhonatan Sansão, 26, também foi preso na Vila Verde, na Cidade Industrial.

Ligação com quadrilhas

DFRV recuperou vários carros clonados em fabriqueta de placas clonadas, no Sítio Cercado
DFRV recuperou vários carros clonados em fabriqueta de placas clonadas, no Sítio Cercado. Foto: Felipe Rosa

Além do HB20, a polícia apreendeu na casa no Sítio Cercado um Uno, um Gol, um Voyage e um Punto – todos roubados em Curitiba no último mês. O delegado explicou que ainda serão investigados a participação de outras pessoas no esquema e se existe ligação entre os dois presos com quadrilhas do interior do Paraná e de outros Estados.

A DFRV estima que aproximadamente 20 veículos por mês tinham as placas adulteradas no local. O valor cobrado por carro ainda está sendo apurado, mas, conforme a polícia, era suficiente para João ostentar uma vida de luxo, “desfilando em veículos importados” e morando em residências de alto nível.

João e Jhonatan já tinham passagens pela polícia. A dupla será autuada por receptação e adulteração de sinal de veículo automotor.

Vídeo