É crime!

No Dia da Mulher, empresária de Araucária é vítima de novo ataque racista

Foto: Reprodução.

Quase um mês depois do primeiro ataque racista, que veio através de uma carta, a doceira Janete Martins, 44 anos, de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), teve uma péssima surpresa neste Dia Internacional das Mulheres. Nesta quarta-feira (8), ela recebeu um pacote de presente com mais um texto racista a atacando.

O bilhete recebido desta vez foi ainda mais ofensivo que o primeiro. No pacote, havia uma carta escrita com recortes de revistas com a seguinte frase: “Será que devo chamar você de fada dos doces ou dos macacos? Mulheres prêta, o lixo que virou lucro”, e também duas bananas.

“Fiquei extremamente triste, ainda mais revoltada”, comentou Janete. Ao invés de comemorar seu dia, a mulher foi até a Delegacia de Araucária e denunciou o novo ataque. “A gente até pensa quem pode ser, mas temos que torcer para que seja pego. Os policiais também se revoltaram e disseram que vão investigar”.

Outro ataque

O primeiro ataque racista que a doceira sofreu aconteceu no dia 17 de fevereiro, mas antes disso, há exatamente um mês, ela recebeu uma visita estranha. “Como trabalho com festas, veio uma mulher que queria fazer uma encomenda. Ela me chamou ao portão e quando cheguei, disse que não queria ser atendida por uma mulher negra. Ela foi embora”.

Uma semana depois, Janete recebeu um bilhete na caixa de correio. O ataque dizia que a maioria das pessoas brancas não gostam ‘de gente de cor’. “Aceita que é melhor, você nunca será igual nós brancos, carrega no sangue o DNA de um escravo e sempre será tratado como tal”.

Denúncia

O primeiro ataque racista viralizou nas redes sociais e ganhou repercussão nacional. Janete disse que não sabe se essa mulher que a visitou é a responsável pelos bilhetes, mas ela espera que as investigações descubram isso. “A pessoa que está fazendo isso é muito desocupada. Estou sofrendo muito”. Em busca de ter o máximo de respaldo possível, a doceira também procurou o Ministério Público e denunciou.

pacote