Segurança

Em nova ação no Tatuquara, polícia aborda mais de 300 passageiros de ônibus

Abordagem aconteceu no Tatuquara, mesmo bairro onde um passageiro foi morto no mês passado. Foto:

Mais de 300 pessoas foram abordadas, na noite desta segunda-feira (19), numa operação da Guarda Municipal (GM) para diminuir os assaltos aos ônibus do transporte público. A ação foi feita próximo a Central de Abastecimento (Ceasa), no bairro Tatuquara, e teve apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF). No começo de fevereiro, um passageiro foi morto ao reagir a um assalto na linha Rurbana/Pompéia.

Em duas horas de trabalho foram sete ônibus abordados na Linha Verde e 354 pessoas vistoriadas. A intenção dos guardas e dos agentes da PRF era levar a sensação de segurança aos usuários de seis linhas: Janaína/ Pompeia, Caximba/Olaria, Fazenda Rio Grande/Pinheirinho, Fazenda Rio Grande/CIC, Rurbana e Rio Bonito.

Apesar da ação intensa e do grande efetivo mobilizado, a ação não resultou em prisões, mas o motorista Alexandre José de Moraes avaliou que este trabalho faz com que os bandidos se afastem. “Impõe respeito e dá segurança, para quem pega o ônibus e também para nós”.

A ação ganhou apoio dos passageiros, que chegaram a aplaudir quando ouviram a abordagem de um policial. “É para proteger quem trabalha. É o jeito”, falou a passageira Sílvia Peres, que trabalha em um escritório de advocacia. “Eu queria ver se alguém ia se arriscar a vir roubar se tivesse isso mais vezes”, opinou o pedreiro Lino Gonçalves.

Operações rotineiras

De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, operações como essa vão ser cada vez mais rotina na cidade. “Junto disso, temos realizado ações diárias de prevenção a crimes no transporte coletivo com a Patrulha do Transporte Coletivo da Guarda Municipal”.

Reforçando o mesmo pedido que já fez anteriormente, Guilherme Rangel, que também é delegado da Polícia Civil, pediu para que os passageiros não reajam em uma situação de assalto. “É importante ressaltar isso. Nessas horas, nunca se pode ter certeza de qual será a próxima atitude do ladrão. O bem maior é a vida”.

https://www.tribunapr.com.br/noticias/seguranca/250-pessoas-sao-abordadas-em-acao-da-gm-no-transporte-coletivo/