Mortes intencionais

Confira quais são as 10 cidades campeãs de homicídios da Grande Curitiba

Apesar da queda, homicídios ainda são frequentes em Curitiba. Foto: Atila Alberti
Apesar da queda, homicídios ainda são frequentes em Curitiba. Foto: Atila Alberti

O número de homicídios dolosos – aqueles em que o autor agiu com intenção de matar – caiu 31,5% em Curitiba nos três primeiros meses de 2017, em relação ao mesmo período de 2016. Este ano, segundo dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Sesp PR) na última quarta-feira (03), foram registrados 100 casos na capital , contra 146 no primeiro trimestre do ano passado.

Já na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) a queda foi de 29%.  O relatório ainda revela que a capital e municípios do entorno tiveram os menores índices de homicídios para o período desde que começou a série histórica, há dez anos. Na região, Curitiba lidera o ranking das cidades com mais mortes intencionais, seguida por Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais.

Segundo a Sesp PR, a RMC concentra aproximadamente 40% do total de casos de homicídios dolosos registrados no Estado.  No Paraná, a queda neste período foi de 14,3%, com 585 homicídios dolosos em 2017 e 683 em 2016.

Contra a criminalidade

Segundo o secretário da Segurança Pública, Wagner Mesquita, as polícias atuam para diminuir a criminalidade. “A Polícia Civil e Polícia Militar têm trabalhado de forma incansável para reduzir a incidência criminal em nosso Estado. Tivemos ao longo de 2016 investimentos essenciais, feitos pelo Governo do Estado, que já estão impactando diretamente na redução dos homicídios”, explicou. Ele ainda destaca a contratação de três mil novos soldados da PM, que reforçaram a segurança nas ruas em todo o Estado.

Repressão

Para o delegado-geral da Polícia Civil, Júlio Cezar dos Reis, a criação da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), em Curitiba, a instalação de delegacias especializadas de homicídios no interior e o trabalho integrado das polícias foram importantes para a diminuição no índice de homicídios . “Desde o início do governo Beto Richa, em 2011, houve uma atuação muito intensa de repressão aos crimes de homicídios”, afirmou.

Já segundo o delegado-titular da DHPP, Fábio Amaro, uma série de fatores contribuiu para a queda expressiva de assassinatos na capital. Ele destaca a reativação de um Disque-Denúncia específico da delegacia e as operações conjuntas entre as polícias Civil e Militar nos locais com maior incidência de homicídios. “Só nestes primeiros três meses de 2017, 29 suspeitos de assassinato foram presos pela DHPP”, informa.

Ranking das cidades com mais homicídios na Grande Curitiba – 1º trimestre de 2017

Posição  Cidade  Homicídios
1  Curitiba 100
2 Fazenda Rio Grande 26
3 São José dos Pinhais 22
4 Colombo 18
5 Almirante Tamandaré 17
6 Araucária 8
7 Campo Largo 7
Pinhais 7
9 Piraquara 6
10 Campina Grande do Sul 5

Fonte: Sesp PR