"Sinergia"

Com o Bope, PM inicia operação para intensificar policiamento em Curitiba

A Polícia Militar do Paraná desencadeia desde a manhã desta quinta-feira (27) a “Operação Sinergia” que acontece com atividades simultâneas em vários bairros de Curitiba e, principalmente, na região central. As ações têm como foco o cidadão e a intensificação do policiamento em locais com maior aglomeração e circulação de pessoas e veículos. Os efetivos serão compostos por policiais de diversos setores serviço administrativos do Quartel do Comando Geral e será coordenada pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope).

“As equipes policiais farão o policiamento presença em eixos comerciais com maior circulação de pessoas focando nas ações preventivas para aumentar a segurança do cidadão. Os locais e horários das atividades foram levantados por meio do geoprocessamento mapa do crime que indica onde há maior incidência de furtos e roubos. Os policiais atuarão visando a mobilidade, agilidade, rapidez, efeito surpresa, adensamento e visibilidade”, explica o Comandante-Geral da PM, coronel Maurício Tortato.

O efetivo do serviço administrativo receberá todo o apoio do Bope que coordenará as ações. Em todos os bairros as atividades serão simultâneas, e farão recobrimento à malha de segurança já existente feitas pelas unidades de área.

Os militares estaduais atuarão com o policiamento presença e em complementação as equipes que atuam atendendo as ocorrências via 190 (Emergência). A operação contará também com as novas viaturas adquiridas recentemente pelo Governo do Estado para ampliar as ações de segurança pública.

Os policiais que atuarão na operação receberam uma instrução. Em decorrência da aplicação dos policiais nas ruas, as atividades administrativas do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar estarão reduzidas no período que seguirem as ações.

Não há data prevista para término da Operação Sinergia que, além de intensificar o policiamento, também comemora os 163 anos da PMPR.