Combate ao crime

Terminal Guadalupe e Praça Eufrásio Correia são alvos de operação contra o tráfico de drogas e prostituição

Operação conjunta deflagrada pela Secretaria Municipal da Defesa Social e a Polícia Militar foi realizada na região do Terminal Guadalupe e da Praça Eufrásio Correia. Foto: SMCS/ Levy Ferreira

Duas pessoas foram detidas e drogas foram apreendidas na região do Terminal Guadalupe e da Praça Eufrásio Correia, no Centro de Curitiba, na tarde desta quinta-feira (22). A ação aconteceu em uma operação conjunta deflagrada pela Polícia Militar e Secretaria Municipal da Defesa Social, que tinha como objetivo reprimir o tráfico de drogas, os crimes de roubo em ônibus e o favorecimento à prostituição na área central da capital.

Leia também: Megaoperação com 80 homens e helicóptero pega só 112 gramas de maconha

A fiscalização foi feita em lanchonetes e outros estabelecimentos por equipes da Guarda Municipal e da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), com coordenação da PM. Com o auxílio dos cães do Grupo de Operações com Cães da GM,  foram encontradas quantidades não divulgadas de maconha, escondidas dentro de uma placa comercial e no interior de uma boate.

Durante a ação também foram apreendidas pequenas quantidades de maconha e crack em hotéis de alta rotatividade e uma arma de airsoft – um tipo de jogo que simula de operações policiais com projéteis não letais.

Além das apreensões, as duas pessoas detidas foram encaminhadas para o 12º Batalhão da Polícia Militar. Uma delas portava drogas e a outra foi conduzida pelos policiais por desobediência.

Mais segurança

Segundo o o secretário municipal da Defesa Social Guilherme Rangel a ação faz parte de uma série planejada para um Centro mais seguro para a população de Curitiba.

“Em parceria com as forças policiais, estamos monitorando toda a região central, mostrando a presença do poder público em praças, parques, terminais de ônibus e ruas com grande circulação de pessoas, além de identificar suspeitos da prática dos mais variados crimes, principalmente tráfico de drogas, furtos e roubos”, reforçou Rangel.

Fiscalização

Também participaram da operação outros órgãos na vistoria dos estabelecimentos, como Superintendência de Trânsito (Setran), Secretaria Municipal do Urbanismo, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros, todos integrantes da Aifu. Uma churrasqueira elétrica utilizada para vender espetinhos – atividade não regulamentada – foi apreendida pelas equipes.

“Os pontos onde ocorrem as ações são definidos previamente com base nas denúncias recebidas por meio dos telefones de emergência 190 e 181”, explicou o coordenador da Aifu, major Olavo Vianei Francischett Nunes.

Na última semana, outra operação integrada, nos mesmos moldes, aconteceu nas praças Tiradentes e Rui Barbosa. “Outras ações ostensivas estão programadas e ocorrerão na sequência”, adiantou o secretário Rangel.

Homem é agredido com uma garrafa e fica ferido no Centro