Após denúncias...

Carro de empresa de segurança parecido com viatura é apreendido

Foto: Gerson Klaina.

Quase idêntico a uma viatura, um Uno de uma empresa de segurança foi apreendido pela Polícia Civil nesta quinta-feira (11) em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Conforme as investigações, o veículo não podia sequer estar plotado. “Mas o que motivou as denúncias foi o fato de parecer muito com uma viatura, até policiais nos procuraram”, contou o delegado Rodrigo Brown, do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope).

O motorista foi detido junto com o veículo e encaminhado ao Cope. Conforme o delegado, como se trata de um crime de menor potencial previsto em lei, ele assinou a um termo circunstanciado e foi liberado. “Vai responder por usurpação de função pública”.

O carro ficou apreendido. Segundo Rodrigo Brown, o Uno deve ser periciado e depois vai ser encaminhado à Polícia Federal (PF), responsável pela fiscalização e controle de liberações para empresas de segurança privada. “Uma empresa de segurança precisa cumprir uma série de requisitos, inclusive autorização da PF, e essa estava longe disso”, enfatizou o delegado, que explicou detalhes. Entenda:

Ainda de acordo com Rodrigo Brown, além de ser ilegal andar sem as devidas autorizações, a plotagem parecida com a da polícia traz um grande perigo. “Essas pessoas não são seguranças de verdade, então, não têm a preparação que deveriam. Se cruzam com bandidos, podem acabar sendo confundidas e correm risco até de serem baleadas”, explicou.

O homem que estava com o carro disse aos policiais que não sabia que não podia. “Ele tentou se desculpar, falou que achou que podia, disse que vai tentar regularizar a empresa e mudar a plotagem”.

Foto: Gerson Klaina.
Foto: Gerson Klaina.