ABORDAGEM

Cachorro é baleado por policial militar na Grande Curitiba

Um cachorro foi baleado por um policial militar no último domingo (3), durante uma abordagem de rotina em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A situação deixou Thor, como o cão é chamado, com o céu da boca rompido e agora ele deverá passar por cirurgia de reconstituição. Apesar da Polícia Militar (PM) alegar que o oficial agiu em defesa após ter sido mordido, testemunhas garantem que o animal era dócil e o caso revolta a população — principalmente porque há chances de que o animal não sobreviva.

Rosiane Nascimento, protetora do grupo Anjos Que Latem, chegou ao local logo após o disparo e foi a primeira a prestar atendimento ao cachorro. De acordo com Rosiane, o policial militar abordava um homem por tráfico de drogas no local quando uma resistência causou confusão. “Eles começaram a discutir e o que me contaram é que o Thor latiu e, por isso, foi baleado”, conta. Segundo a protetora, o animal estava preso quando ela chegou para o atendimento e testemunhas afirmaram que ele se encontrava amarrado durante a confusão. “Era uma corrente bem curta, de cerca de um metro e meio”, observa Rosiane.

Logo após o disparo, a viatura foi embora e os moradores chamaram outra equipe policial para prestar queixa. O animal, enquanto isso, foi acolhido pela ONG Salva Bicho, que o encaminhou para um hospital veterinário em Curitiba. “Por enquanto, ele está estável, se alimentando, porém o quadro é grave porque ele teve perda óssea. O céu da boca deslocou”, explica Rosiane. Segundo a protetora, o cão pode acabar ficando com uma sequela entre o nariz e a boca e é possível até que ele não sobreviva.

A PM, enquanto isso, afirma que o oficial foi mordido na perna pelo animal e atirou para conseguir se desvencilhar. Logo em seguida teria se dirigido para o pronto-socorro de Piraquara, onde tomou vacina antirrábica. De acordo com a PM, o policial está sendo acompanhado por equipe médica, já que a mordida pode infeccionar.

Em razão das alegações dos moradores, a PM abriu um procedimento administrativo para investigar os fatos. O primeiro prazo para que a questão seja resolvida é 60 dias, podendo ser prorrogado.

Tratamento

De acordo com a protetora Rosiane Nascimento, o cachorro tem um dono que não pode arcar com os custos da cirurgia, que podem chegar a R$ 2 mil. “A situação aconteceu em uma região bem humilde e eu sei que tem crianças esperando que o Thor volte para casa”, conta. O animal teve o céu da boca suturado em uma clínica de Piraquara, e aguarda pela cirurgia em Curitiba, o que deve acontecer nos próximos dias.

Os custos serão pagos pela Ong Salva Bicho, que pede auxílio financeiro de doadores. Para ajudar no custeio, basta entrar em contato com o hospital pelo telefone 3362-0206.