JÁ ERA!

Batedores de carteira em ônibus de Curitiba são presos em flagrante

Foto: Átila Alberti.

Dois suspeitos de praticarem furtos no interior de ônibus de Curitiba foram presos na tarde desta quarta (11), na linha Centenário – Campo Comprido. A prisão é resultado de uma operação conjunta entre policiais da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), homens da Guarda Municipal e equipes de fiscalização da Urbanização de Curitiba (URBS).

Edson Ivandel Scherer, 49 anos, e José Vinícius Paes de Almeida, 44 anos, foram detidos logo após um flagrante. A dupla furtou a carteira de uma mulher de 58 anos, segundo a polícia. Um repassou o fruto do crime para o outro, ou seja, eles agiam juntos. Além deles, um homem foi encaminhado à delegacia por furar catraca.

Foto: Átila Alberti.
Foto: Átila Alberti.

“Iniciamos essa operação por conta da quantidade de ocorrências. São muitos batedores de carteira dentro dos ônibus aqui em Curitiba. Começamos a levantar alguns suspeitos e pedimos apoio da Guarda Municipal e da URBS. A gente começou de manhã e capturamos três pessoas, um fura catraca e duas pessoas batendo carteira. A dupla presa têm várias passagens, inclusive pelo mesmo crime”, contou o delegado Matheus Laiola.

A ação coordenada pela DFR contou com 10 investigadores, 14 homens uniformizados e outros seis a paisana da GM. O objetivo é evitar esse tipo de crime que se tornou frequente.

“A gente foi chamado para dar apoio em abordagens. É um trabalho constante da Guarda Municipal trabalhar direto com o coletivo. Os crimes que mais acontecem é de fato o “punguismo” – batedores de carteira – e também os abusos sexuais. Em questão de números os dois são os mais registrados. O punguismo ainda é recorde”, relatou Mario Sérgio, supervisor da GM.

Em março deste ano, Edson e José foram presos após serem flagrados com inúmeros documentos e cartões de crédito de vítimas que utilizam o transporte público.