Correram!

Bandidos invadem banco no Alto da XV, têm trabalhão, mas não levam nada

A ação pensada por bandidos que invadiram uma agência do banco Santander, no Alto da XV, no final da madrugada deste domingo (4), tinha sido bem planejada. Eles tiveram todo o trabalho de quebrar uma parede para ter acesso ao prédio, mas não pensavam que os vigilantes da empresa contratada pelo banco agiriam mais rápido. No fim, os bandidos não levaram nada.

A tentativa foi registrada na agência que fica na Rua Itupava. A Tribuna do Paraná apurou que os bandidos usaram um imóvel de um restaurante, que está à venda, para poder ter acesso ao banco. “Eles pularam o muro, que é baixo, quebraram a parede e tiveram acesso ao interior da agência. Lá dentro, até acharam a sala do cofre, mas foi em vão”, disse o perito Edimar Cunico, do Instituto de Criminalística.

Segundo o perito, o alarme disparou e, de modo remoto, os funcionários da empresa de vigilância acionaram uma cortina de fumaça que tomou conta de toda a agência bancária. “Isso talvez tenha impedido que eles conseguissem agir, ou foi por outro motivo, mas saíram com as mãos abanando”.

Quando a PM chegou, foi preciso quebrar o vidro da entrada para ter acesso ao banco. Foto: Átila Alberti.
Quando a PM chegou, foi preciso quebrar o vidro da entrada para ter acesso ao banco. Foto: Átila Alberti.

Uma equipe da Polícia Militar (PM) chegou ao local enquanto o alarme ainda disparava. A informação dada era a de que os bandidos ainda estariam dentro da agência no momento da chegada da viatura e, por isso, os policiais precisaram quebrar um vidro da parte da frente do banco. Apesar de todo o esforço dos PMs, os caixeiros já tinham saído. Ninguém foi preso.

O perito contou que, apesar da correria que os bandidos devem ter tido para escapar em tempo, eles conseguiram pegar todo o equipamento que usariam para violar o cofre. “Certamente seria um maçarico, pois deixaram pra trás uma garrafa d’água, apenas”. O banco tem circuito interno de câmeras de segurança e as imagens devem ser passadas ao Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), da Polícia Civil, que é responsável pelas investigações.

No mês de janeiro outras quatro ocorrências envolvendo roubo a bancos ou arrombamento de caixas eletrônicos chamaram a atenção. A primeira e a segunda aconteceram no dia 12, no bairro Hauer, quando uma agência do Bradesco foi roubada, e em seguida no Banco do Brasil da avenida Brasília. No dia 18 bandidos roubaram malotes de um carro forte no Pinheirinho e no dia 24 a “gangue do maçarico” roubou um caixa eletrônico num mercado de Piraquara.

 

Cope é o responsável pelas investigações. Foto: Átila Alberti.
Cope é o responsável pelas investigações. Foto: Átila Alberti.