Baita prejuízo!

Bancas de jornais da Praça Rui Barbosa são atacadas por marginais na madrugada

Donos das bancas da Praça Rui Barbosa, no Centro, estão indignados com tanta violência. Na madrugada desta quarta-feira (28), duas delas foram vítimas de marginais, que quebraram as portas de vidro, roubaram produtos e até defecaram no local, deixando para trás um rastro de destruição e muitos prejuízos.

“Essa é a terceira vez que eles agem em menos de 30 dias, pois já tinham arrombado nossa banca no dia 29 de maio e também no dia 11 de junho. Aí colocamos monitoramento, câmeras de segurança, um rapaz pra cuidar de moto e até fizemos seguro, mas os bandidos não estão nem aí e continuam agindo”, contam os empresários Antônio Samuel Sousa Lima, de 24 anos, e sua esposa Rita de Kássia, 25.

De acordo com eles, dessa vez os criminosos chegaram por volta das 3h e quebraram um dos vidros do estabelecimento. “Só que eles deram de cara com a tela de proteção que colocamos e não conseguiram entrar. Então, fizeram as necessidades fisiológicas atrás da banca e foram invadir nosso vizinho”.

"Eles quebraram os vidros e levaram diversos produtos, dinheiro e ainda comeram aqui porque encontrei muitas embalagens pelo chão", disse Alexsandro. Foto: Átila Alberti
“Eles quebraram os vidros e levaram diversos produtos, dinheiro e ainda comeram aqui porque encontrei muitas embalagens pelo chão”, disse Alexsandro. Foto: Átila Alberti

Na segunda tentativa da madrugada, a gangue conseguiu agir e “fez a festa” às custas do empreendedor Alexsandro Mira de Oliveira, 40. “Eles quebraram os vidros, entraram na minha banca e levaram diversos produtos, dinheiro e ainda comeram aqui porque encontrei muitas embalagens pelo chão”, disse.

Essa situação o deixou ainda mais indignado porque mostra que os bandidos tiveram tempo para agir com tranquilidade. ‘A polícia demorou muito pra chegar, então os ladrões aproveitaram. O pior é que não foi a primeira vez porque estão roubando as bancas da praça toda semana. É como se eles soubessem que ficarão impunes‘, indigna-se o empresário, que teve um prejuízo superior a R$ 3 mil.

Clientes que passaram pela praça e viram a situação das bancas também ficaram revoltados. “Estamos sempre por aqui e sabemos que eles trabalham de segunda a segunda, sem intervalos, para conseguir o sustento. Aí os assaltantes vêm na calada da noite levar tudo o que o trabalhador conseguiu com seu suor. É um absurdo!”, afirmou Cristiane Nicolau, 47.

Por mais segurança

Bandidos tiveram tempo para agir com tranquilidade. Foto: Colaboração
Bandidos tiveram tempo para agir com tranquilidade. Foto: Colaboração

Diante do problema, os empresários solicitam mais segurança para que os arrombamentos sejam evitados. “Eu nem faço mais boletim de ocorrência porque desisti. O que precisamos é de policiamento nas ruas para inibir a violência e não deixar que casos como esse se transformem em rotina, algo que já está acontecendo aqui”, lamenta Alexsandro.

O pedido do casal Antônio e Rita é o mesmo. “Não adianta ter guardas na praça só durante o dia porque nossa banca sempre é assaltada de madrugada. Esperamos que algo seja feito pra mudar essa triste realidade”, pontuam.

De acordo com o 12.º Batalhão de Polícia Militar, responsável pela região, o policiamento tem sido realizado diariamente ao redor da praça em atendimentos a furtos, roubos, perturbação do sossego e, principalmente, situações que tragam perigo à vida. Para acionar a PM, basta entrar em contato pelo 190 ou ainda pelo 181.

Além disso, o local também conta com o trabalho da Guarda Municipal, que atendeu a situação de arrombamento às 3h24 desta madrugada. Segundo a instituição, dois inspetores da ronda noturna foram até a praça e constataram a situação das bancas danificadas. Os donos foram contatados e até agora nenhum suspeito foi preso.