Ficou doidão

Radar no Contorno Sul está causando confusão na cabeça dos motoristas

O radar instalado no quilômetro 594 da BR-376, o Contorno Sul, na Cidade Industrial, está dando o que falar nas redes sociais. Motoristas que passam pelo trecho reclamam que o equipamento está desregulado, já que às vezes marca no visor uma numeração que não corresponde à velocidade em que os veículos passam.

Em alguns momentos, o aparelho registrou velocidades próximas a 100 quilômetros por hora (km/h), mesmo quando os veículos trafegavam visivelmente em baixa velocidade. No trecho, o limite é de 60 km/h. Várias vezes, com a passagem de automóveis e caminhões em diferentes velocidades, aparecia a marca de 92 km/h.

Na última semana, a Tribuna esteve três vezes lá para acompanhar a situação. Nas segunda-feira (5) e terça-feira (6), o equipamento apresentou os problemas denunciados. Na sexta-feira (9), o radar estava aparentemente normal, exibindo a velocidade compatível com a praticada pelos motoristas.

Foto: Gerson Klaina
Foto: Gerson Klaina

Multa normal

Consultado pela Tribuna, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela manutenção dos radares no Contorno Sul, explicou que o equipamento continua multando mesmo apresentando uma numeração que não condiz com a praticada. Isso porque, segundo o DNIT, quando ocorre uma descarga elétrica – por causa de tempestades, por exemplo -, os equipamentos podem apresentar problemas na marcação.

De acordo com o DNIT, mesmo mostrando uma numeração superior ou inferior à velocidade do momento, os radares continuam registrando, internamente, a velocidade correta. Conforme o órgão, isso significa que o equipamento funciona normalmente e a velocidade válida para efeitos de multa será a que o radar registrar internamente até que seja feita a manutenção.

Por isso, a dica do DNIT é que os motoristas sigam as sinalizações e mantenham a velocidade compatível com a apontada pelas placas. Caso o motorista seja multado e entenda que foi prejudicado por uma falha na marcação, com a multa em mãos é possível recorrer da infração. No verso da notificação consta o endereço para encaminhamento da documentação para abertura do processo de defesa.

Vídeo