CONCURSO PÚBLICO

Prova para juiz estadual do Paraná vai acontecer até abril de 2017

Foto: Antônio More/Arquivo/Gazeta do Povo
Foto: Antônio More/Arquivo/Gazeta do Povo

O edital de abertura para o próximo concurso público de juiz substituto do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) deve ser publicado ainda neste ano. Já a primeira etapa da prova – de múltipla escolha – deve acontecer em abril do ano que vem. Segundo texto publicado no site do TJ, a Comissão do Concurso Público para provimento de cargos de Juiz Substituto – 2016 se reuniu no dia 19 de outubro com o presidente do órgão, Paulo Roberto Vasconcelos, para as primeiras deliberações em relação ao certame.

De acordo com o texto, a comissão informou, ainda, que “o Departamento do Patrimônio já está tomando as providências necessárias para a contratação da instituição, que auxiliará na organização e logística do concurso”.

Preparação

O diretor do Curso Luiz Carlos, que oferece cursos para as carreiras do Ministério Público e da Magistratura desde 1983, Henrique Arns de Oliveira, comemorou a notícia, já que esse concurso está sendo aguardado há algum tempo e agora dá bons indícios de que vai ser executado. Como essa prova exige um grande conhecimento do candidato – muitas vezes a nota de corte da primeira fase chega a 80%, 90% – é importante para o aluno que quer entrar na carreira perceber que ele há tempo para fazer a preparação.

“Essa é uma prova bem elaborada, que exige bastante dos candidatos, mas, como estamos em outubro, os que já estão estudando têm a oportunidade de trabalhar nesses cinco ou seis de forma focada e empenhada, principalmente direcionar os estudos para a magistratura”, ressalta.

Oliveira dá três principais dicas aos candidatos que estão se preparando para concursos desse nível: “Focar no edital; estudar a banca; e trabalhar com provas anteriores para fazer o treino das questões. Nós percebemos que muitos alunos estudam, contudo têm dificuldades em resolver alternativas daquela questão, não por falta de conhecimento, mas por falta de prática de fazer provas anteriores”.

Para aqueles que não estudam há um certo tempo, mas que possuem um bom nível de conhecimentos anterior, Oliveira diz que não se deve desanimar, porque esta é uma oportunidade para dar o pontapé inicial. “Concursos para a magistratura exigem um preparo muito forte dos candidatos, com meses e até anos de antecedência, mas a boa notícia é que eles acontecem com bastante frequência, algumas vezes até anualmente”, ressalta.

Número de vagas

O diretor também chama a atenção para um padrão de concursos anteriores, tanto da magistratura quanto do MP, normalmente os candidatos aprovados, mesmo fora do número de vagas previsto no edital, acabam sendo nomeados porque durante a validade do concurso novas vagas surgem. Hoje há 24 cargos vagos, de acordo com o relatório Justiça em Números, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Cargos

Hoje no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) existem 924 cargos de magistrados . Desses, 24 estão vagos, de acordo com o relatório Justiça em Números do Conselho Nacional de Justiça, publicado neste mês.