Projeto pedagógico da UFPR Litoral é exemplo no Uruguai

O projeto pedagógico implantado pela Universidade Federal do Paraná no Campus do Litoral foi um dos assuntos que chamaram a atenção no Uruguai durante o ?Fórum de Inovações Educadoras? organizado pela Universidad de La Republica. Trata-se de um programa que tem a finalidade de  dar conta dos desafios de um desenvolvimento sustentável e está focado na formação continuada dos professores em todos os níveis educacionais e nas interações culturais e humanísticas. Essas ações integradas na formação da UFPR Litoral possibilitam uma educação mais comprometida com a justiça e a eqüidade social.

Para a professora Rosana Albuquerque de Sá Brito, pró-reitora de Graduação da UFPR, o compromisso social é algo que todas as instituições públicas têm por natureza legal. ?O desafio na Educação Superior era a implementação de um projeto político-pedagógico que contivesse ações pedagógicas com potencial suficiente para consolidar esse compromisso como um valor a ser efetivamente praticado pelos futuros profissionais. Essa está sendo uma das grandes contribuições da UFPR Litoral através do seu ousado PPP que agora começa a ser reconhecido também fora do País?, esclarece.

Segundo os organizadores do Fórum, o Projeto Político Pedagógico da UFPR Litoral responde significativamente aos desafios de inclusão e sustentabilidade impostos pela sociedade contemporânea e por isso é exemplo importante para aqueles que estão preocupados com os caminhos da educação.

A apresentação do PPP da UFPR Litoral demonstrou aos participantes do evento que a força do projeto está no trabalho integrado e cooperativo com todos os níveis educacionais da região e que o processo consiste em dar vez e voz aos diferentes agentes sociais e culturais e, de forma solidária e interativa, desenvolver propostas que possibilitem a sustentabilidade social, econômica, ecológica e cultural do litoral.

Voltar ao topo