Muita pressão

Presidente Temer passa mal e é levado centro cirúrgico do Hospital do Exército

O presidente Michel Temer se sentiu mal na manhã desta quarta-feira no Palácio do Planalto e foi levado ao hospital do Exército. Temer foi internado com problemas urológicos e passou por exames. Segundo fontes disseram ao Estadoo presidente teve uma hiperplasia na próstata (aumento do tamanho da próstata) e não conseguia urinar.

Por isso teve de fazer uma desobstrução. O estado de saúde do presidente é bom. A notícia da internação do presidente foi divulgada pela GloboNews.

O medico do Hospital Sírio-Libanês em São Paulo e cardiologista do presidente Michel Temer, Roberto Kalil Filho, está em contato com a equipe médica que atende o presidente neste momento no Hospital do Exército em Brasília.

De acordo com o Secretário de Comunicação, Marcio de Freitas, o presidente passou mal por volta do meio dia desta quarta-feira, com dificuldades de urinar e, só depois que foi atendido no Planalto e constatou-se de que era preciso exames mais detalhados. Por isso, Temer foi transferido para o Hospital do Exército e contataram seu médico particular.

Temer deu entrada no Hospital Militar às 12h50 e as informações preliminares do hospital é que o presidente não tem indicação cirúrgica. O secretário de comunicação da Presidência informou que só será possível falar em alta ou em transferência para São Paulo após o resultado dos exames. Há pouco, senador Benedito Lira chegou ao hospital para ter notícias do presidente.

Depois de informar que o porta-voz do presidente Michel Temer falaria com a imprensa sobre o estado de saúde do presidente, o Palácio do Planalto anunciou que a fala de Alexandre Parola foi cancelada e divulgou uma nota a respeito do estado de saúde do presidente. “O médico de plantão constatou uma obstrução urológica e recomendou que fosse avaliado no Hospital do Exército, onde se encontra para realização de exame e devido tratamento”, diz o texto.

A reportagem entrou em contato com o médico do presidente Roberto Kalil Filho, diretor do hospital Sírio-Libânes, em São Paulo, mas ele disse que não poderia falar naquele momento.

Temer, que completou 77 anos em setembro, fez um check-up recentemente em São Paulo. Temer cumpria agenda normalmente nesta quarta-feira, dia que a segunda denuncia contra ele pode ser apreciada pelo plenário da Câmara dos Deputados.  Os deputados  discutem se adiam ou não a votação da segunda denúncia contra o presidente.

O Palácio do Planalto divulgou uma nota sobre o estado de saúde do presidente:

NOTA À IMPRENSA

Na tarde de hoje, o Presidente da República foi submetido a uma sondagem vesical de alívio por vídeo. O Presidente está em repouso, passa bem e deverá ter alta ainda hoje.

O Presidente Michel Temer teve um desconforto no fim da manhã e foi consultado no próprio departamento médico do Palácio do Planalto.

O médico de plantão constatou uma obstrução urológica e recomendou que fosse avaliado no Hospital do Exército.

Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República